29 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Diva cubana Omara Portuondo ainda radiante aos 91 anos de idade

Diva cubana Omara Portuondo ainda radiante aos 91 anos de idade

Havana, 29 out (Prensa Latina) Cuba comemora hoje o 91ú aniversário da diva Omara Portuondo, cuja voz incombustível ainda ressoa nos palcos da ilha caribenha e do mundo, com a distinção que caracteriza uma lenda da música viva.

A conhecida Diva do Buena Vista Social Club, um grupo que reavivou o interesse internacional pela música tradicional cubana, juntou-se ao seleto catálogo de intérpretes que colocaram a ilha no palco sonoro do mundo, como Eliades Ochoa, Ibrahim Ferrer e Compay Segundo.

Para a Noiva do sentimento, a popularidade não veio com o fenômeno internacional que foi Buena Vista, mas sim com toda uma geração de amantes do gênero generalizado que nasceu na primeira metade do século XX e ganhou notoriedade como membro do quarteto Las D’Aida, junto com sua irmã Haydée, Elena Burke e Moraima Secada.

Sua marca musical é tão forte em toda a América Latina que o Rei e Rainha da Espanha lhe concedeu a Medalha de Ouro por Mérito nas Belas Artes.

‘Graças à Casa Real por este reconhecimento, uma honra de estar entre personalidades tão valiosas’, declarou a cantora na apresentação do mais alto prêmio dado a indivíduos e entidades de destaque no campo da criação artística e cultural.

Em várias ocasiões, seu nome apareceu na lista da Academia Latina de Música, que a distinguiu com o Prêmio à Excelência, que ela chamou de ‘um prêmio para meu país e sua música, porque antes de Omara sempre há Cuba’.

Portuondo compartilhou seu talento sempre jovem com artistas e conjuntos contemporâneos, o que tem agraciado duas produções da Orquesta Faílde e outras colaborações com compatriotas como Cimafunk, Alexander Abreu, Roberto Fonseca, Alain Pérez, Haydée Milanés, Alejandro Falcón e uma série de instrumentalistas nacionais.

Vários duetos internacionais fazem parte de sua longa carreira com o cantor de salsa porto-riquenho Andy Montañez, a cantora e compositora guatemalteca Gaby Moreno, a peruana Eva Ayllón, os mexicanos Carlos Rivera e Guadalupe Pineda.

Nem mesmo a Covid-19 amorteceu a vontade de Omara de viver e cantar, razão pela qual ela gravou um álbum durante a pandemia para comemorar suas nove décadas.

A artista permanece ativa e, dia após dia, exalta o valor do bolero, do feeling e da música tradicional cubana, que ela considera alguns dos tesouros mais valiosos da ilha onde ela dá graças por sua frutífera existência.

jha/chm/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES