9 de December de 2021

NOTICIAS

Parlamento de Cuba reformará leis do sistema judicial

Parlamento de Cuba reformará leis do sistema judicial

Havana, 28 Out(Prensa Latina) A Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba (parlamento) considerará hoje para aprovação quatro projetos de lei que visam reformar o sistema judicial do país, no âmbito do Sétimo Período Ordinário de Sessões.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Reunidos de forma virtual, os deputados vão analisar as propostas de regulamento dos Tribunais de Justiça, Código de Processo, Processo Penal e Procedimento Administrativo, que já foram debatidas em sessões de estudos anteriores.

A agenda legislativa inclui ainda a alta fiscalização da atuação do Ministério da Construção, os acordos adotados pelo Conselho de Estado no período entre as sessões, e a proposta de próxima prestação de contas ao Primeiro-Ministro, Manuel Marrero, entre outros assuntos.

O parlamento realizou o seu primeiro dia útil na véspera do sétimo período ordinário da nona legislatura, quando abordou questões como a execução do orçamento do Estado em 2020 e a situação da economia até ao final de setembro.

Eles também souberam do andamento da Ordem-Tarefa, nome sob a qual o país em janeiro deste ano empreendeu a eliminação da dupla moeda e taxa de câmbio, desvalorizou o peso cubano a uma taxa de 24 por dólar e realizou reformas salariais e preços, entre outras ações.

Os deputados também homenagearam os cientistas e profissionais de saúde que, nesta fase, não mediram esforços para salvar vidas do Covid-19, e receberam informações atualizadas sobre o enfrentamento da pandemia.

As inovações em equipamentos e medicamentos realizadas para tratar pessoas infectadas, bem como o andamento da campanha nacional de vacinação contra a doença, ocuparam espaço dentro da apresentação.

A Assembleia rejeitou, por meio de declaração, as recentes ações do Governo dos Estados Unidos para tentar subverter a ordem constitucional na nação caribenha e apoiou o sistema social socialista.

Além disso, 13 novos deputados prestaram juramento e tomaram posse.

mem/kmg/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.