23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Pesadelo de cinzas vulcânicas, Calvário em La Palma, Ilhas Canárias

Pesadelo de cinzas vulcânicas, Calvário em La Palma, Ilhas Canárias

Madri, (Prensa Latina) Se os habitantes da ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, não tinham problemas, o pesadelo das cinzas vulcânicas se somava ao calvário que sofrem desde 19 de setembro.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Todos os dias, uma quantidade difícil de medir de material particulado, principalmente cinzas, é dispersada pelas áreas mais próximas da torrente de lava, do vulcão Cumbre Vieja, que oferecem uma imagem sombria da ilha espanhola.

Pode chegar a metros de cinzas se não retirarmos diariamente o que está no meio ambiente, por isso estou pedindo mais ajuda às tropas do Exército, declarou Noelia García, prefeita de Llanos de Aridane.

Entre os muitos perigos que existem, está a ameaça ao cemitério de Llanos de Aridane, para o qual a prefeita reconheceu que começam a ser tomadas providências, primeiro na sua proteção, e se a chegada do magma se tornar iminente, então a transferência dos restos mortais.

Trabalhadores de manutenção e militares admitiram que a tarefa de coletar cinzas vulcânicas é um desafio.

Uma superfície pode ser limpa e em questão de minutos, se a direção do vento mudar, ela ficará cinza novamente.

As autoridades de La Palma e a comunidade científica insistem junto da população na necessidade de evacuar as cinzas, pois o próprio peso sobre os telhados dos edifícios pode fazer com que se quebre.

Para piorar a situação, o cone interno do vulcão La Palma desabou sobre si mesmo, de acordo com o Instituto Volcanológico de Canarias (Involcan). Devido ao peso do material magmático, o Cumbre Vieja se reconfigura continuamente.

Em suma, há um novo riacho e uma bica aberta sob o cone secundário de onde flui uma grande quantidade de lava líquida. As erupções intermitentes agora têm mais constância devido à sismicidade da área.

O rugido das erupções do vulcão desequilibrou grande parte da população de La Palma, principalmente os vizinhos que vivem mais perto do fenômeno natural e o crescimento da lava, que emite gases a mais de cinco quilômetros de altura, agrava a situação.

Para o Governo da Espanha, os acontecimentos de La Palma deverão receber todo o apoio financeiro e acompanhamento do país, conforme ratificou o Chefe do Executivo, Pedro Sánchez, que reforçou a ajuda esta semana.

‘Quero transmitir aos cidadãos de La Palma toda a nossa empatia. Eu pessoalmente me encarrego da dramática situação que estão vivenciando, mas eles não devem se desesperar; a solidariedade da Espanha é com a ilha’, disse Sánchez recentemente.

oda / ft / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.