3 de December de 2021

NOTICIAS

Parlamento cubano rejeita ações subversivas dos EUA

Parlamento cubano rejeita ações subversivas dos EUA

Havana, 27 out (Prensa Latina) O presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba (Parlamento), Esteban Lazo, rejeitou hoje as ações dos Estados Unidos contra seu país, que buscam subverter a ordem constitucional.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

No primeiro dia de trabalho da legislatura em sua sétima sessão ordinária, se referiu às tentativas de Washington de destruir a nação caribenha apertando seu bloqueio econômico, adotando medidas coercitivas e apoiando e financiando atividades subversivas.

Não esqueça que o sistema político que legitima nossa Carta Magna é irrevogável, disse Lazo, acrescentando que aqueles que tentam derrubá-la estão condenados ao fracasso.

O parlamento cubano se reúne com a presença do presidente da República, Miguel Díaz-Canel, e mais de 90% dos deputados, via videoconferência.

Disse que, devido à situação epidemiológica causada pela Covid-19, esta reunião não poderia ser realizada em julho, mas dada a diminuição do número de casos e os avanços na vacinação, o oitavo período poderia ser realizado pessoalmente em dezembro.

O presidente do Conselho de Estado também falou sobre o contexto em que a reunião está ocorrendo, marcado pelo 45ú aniversário do Poder Popular, que marcou o fortalecimento da institucionalidade e da democracia socialista.

‘É hora de refletir sobre o significado real do conceito de Poder do Povo e de fazer todo esforço para melhorá-lo’, insistiu, e pediu que se trabalhe para ajustar seu papel às circunstâncias atuais e para estar em sintonia com as necessidades do povo.

Também enfatizou que a segunda sessão plenária do Comitê Central do Partido Comunista deu seguimento a esta questão e estabeleceu o caminho a seguir para melhorar o sistema, que é ‘uma expressão da democracia socialista e uma salvaguarda da Revolução’.

Dada a recuperação gradual da economia, cabe a todos nós contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Cuba, observou Lazo, e reconheceu os esforços dos cientistas na luta contra a pandemia.

A sessão contou com a presença de prestigiados pesquisadores com trabalho meritório na luta contra a Covid-19, entre eles os 10 que foram condecorados como Heróis do Trabalho da República, três dos quais são deputados.

O presidente do parlamento também se referiu à morte de cinco deputados, pelos quais foi observado um minuto de silêncio. Como parte do protocolo, 13 pessoas foram empossadas como legisladoras.

mem/kmg/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.