1 de December de 2021

NOTICIAS

Rússia valoriza a coordenação entre os países da Europa do Norte

Rússia valoriza a coordenação entre os países da Europa do Norte

Moscou, 26 out (Prensa Latina) O chanceler russo, Sergey Lavrov assegurou que seu governo defende uma coordenação estreita com os países europeus do Norte, falando hoje na sessão ministerial 18 do Conselho Eurasiático do Mar de Barents.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Durante a reunião, com sede na cidade norueguesa de Tromso, o funcionário pediu o fortalecimento dos laços na região através dos organismos que os unem como o Conselho Ártico, o Conselho dos Estados do Mar Báltico, o Conselho Nórdico de Ministros.

‘Para os nossos países, a cooperação de Barents continua a ser uma espécie de linha condutora e um importante canal para o diálogo’, disse ele, segundo o site do serviço de imprensa diplomático russo.

Ele ressaltou que os países membros do Conselho podem discutir questões-chave para a região de uma forma empresarial e construtiva, sem estar sujeito a flutuações no ambiente político.

‘Para enfrentar os desafios que enfrentamos, estreita coordenação é importante’, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, que propôs retomar a prática de reuniões de todos estes formatos do norte a nível político, disse a agência de notícias TASS.

Ele chamou para a promoção do intercâmbio também no âmbito do programa Dimensão Setentrional, compartilhada pela Rússia, Noruega, Islândia, Finlândia e Suécia e da União Europeia para o desenvolvimento da região ártica do continente.

Em outra parte de seu discurso, Lavrov advertiu que combater a propagação dos SARS-CoV-2 estabeleceu uma nova dimensão à cooperação multilateral sanitária e salientou que a recuperação socioeconômica após a pandemia é também uma prioridade comum.

O chefe da diplomacia lembrou que a mudança climática é um dos desafios mais urgentes para a região e salientou a importância da implementação do Plano de Ação atualizado para a Cooperação de Barents, o que implica a implementação de projetos que levem em conta os aspectos climáticos.

mem/mml/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.