9 de December de 2021

NOTICIAS

México participará da Cúpula de líderes do G20 em Roma

México participará da Cúpula de líderes do G20 em Roma

México, 26 out (Prensa Latina) O ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, confirmou que participará da Cúpula do G20 em nome do presidente Andrés Manuel López Obrador, em Roma, nos dias 30 e 31 do mês de outubro, indica hoje um comunicado.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nesta reunião anual do G20, líderes das 20 economias mais importantes e chefes de organizações internacionais discutirão o fortalecimento da cooperação e da ação coletiva para acelerar a estratégia de resposta aos efeitos na saúde, econômicos e sociais da pandemia de Covid- 19.

Eles também identificarão medidas específicas para avançar em direção a uma recuperação socioeconômica inclusiva e sustentável, disse a nota.

A agenda de trabalho da cúpula será dividida em três sessões de trabalho em plenário, nas quais serão abordadas as questões de economia global e saúde, mudanças climáticas e meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

O chanceler Ebrard também participará de dois eventos temáticos no âmbito da cúpula, um sobre a promoção de pequenas e médias empresas lideradas por mulheres e outro sobre a colaboração público-privada no combate às mudanças climáticas.

Como parte de suas atividades, o secretário de Relações Exteriores manterá encontros com contrapartes de outros países para trocar perspectivas sobre a agenda do G20 e discutir temas da agenda bilateral, acrescenta.

Além dessa agenda, o chanceler declarou que terá uma reunião para atrair investimentos na península de Yucatán com um estaleiro em Puerto Progreso e para levar outra vacina ao México.

As prioridades do México no G20 se concentraram na promoção da dimensão social da resposta à pandemia e na recuperação socioeconômica equitativa entre países e regiões.

Nesse sentido, o chanceler Ebrard assegurou que é da maior importância discutir como vamos facilitar que no ano de 2022 haja efetivamente uma recuperação não só econômica, mas também social, no mundo como um todo, sendo que apenas alguns países têm avanços mais relevantes.

Ele lembrou que o México apresentou no Grupo uma proposta para o reconhecimento universal de todas as vacinas aprovadas pela Organização Mundial da Saúde, como a mais alta autoridade sanitária internacional.

Esta iniciativa visa eliminar a discriminação existente no reconhecimento de vacinas, atingir o objetivo da vacinação universal e facilitar a mobilidade internacional nas mesmas condições para todas as pessoas.

Da mesma forma, busca o compromisso de reconhecer as contribuições dos migrantes na resposta à pandemia e assegurar sua plena inclusão nos esforços de recuperação, com pleno respeito a seus direitos humanos, independentemente de sua situação migratória.

mem/lma/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.