30 de November de 2021

NOTICIAS

Festival Cervantino eleva obra de cineasta cubano

Festival Cervantino eleva obra de cineasta cubano

México, 26 out (Prensa Latina) A 49ª edição do Festival Internacional Cervantino, na cidade mexicana de Guanajuato, comemora hoje a trajetória do cineasta cubano Tomás Gutiérrez Alea (Titón) com a exibição de uma mostra de sua icônica filmografia.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Até o dia 29 de outubro, as telas do evento cultural, dedicado a Cuba como o convidado de honra, receberão clássicos da sétima arte como Memórias do Subdesenvolvimento, premiado em festivais mundiais e considerado o filme latino-americano de maior destaque da história (2009) .

Destacam-se também La muerte de un burócrata, Las doce sillas, Hasta cierto punto y La última cena, que se tornaram retratos da realidade social da maior das Antilhas no pós-Revolução (1959), tomando o cinema como um ferramenta para a mudança.

A mostra – dedicada ao prolífico diretor de mais de vinte longas-metragens, documentários e curtas – tem o apoio do Ministério da Cultura da nação caribenha em coordenação com a Embaixada de Cuba no México e o Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica.

O evento homenageia outro dos grandes nomes da sétima arte da ilha: o documentarista Santiago Álvarez, com uma seleção de curtas-metragens que, apesar dos anos, não perderam a validade.

Nesse sentido está Now, que oferece uma visão do autoritarismo moderno; LBJ, que recria o contexto político turbulento dos anos 1960 com o combate à segregação racial; Hanoi martes 13, peça preferida de Álvarez e Ciclón, filme inspirado no Furacão Flora (1963), que aproxima o espectador dessa realidade devastadora.

A mostra representativa da obra de Titón y Álvarez junta-se às atividades de música, teatro, artes visuais e literatura protagonizadas por Cuba, entre as quais se destaca a projeção de mais de quinze filmes nos cinemas de Guanajuato, local do evento.

npg / lbl / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.