7 de December de 2021

NOTICIAS

Cuba reafirma seu caminho socialista de desenvolvimento

Cuba reafirma seu caminho socialista de desenvolvimento

Havana, 26 out (Prensa Latina) Cuba reafirma seu caminho socialista de desenvolvimento e o papel de liderança do Partido Comunista, de acordo com uma apresentação feita hoje aos deputados da ilha.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A apresentação foi feita pelo vice-primeiro ministro Alejandro Gil, que trouxe um relatório sobre os resultados do 8ú Congresso do Partido Comunista de Cuba, realizado em abril passado, aos legisladores na Assembleia Nacional do Poder Popular (Parlamento).

Gil, que também é Ministro da Economia e Planejamento, falou sobre a conceitualização do modelo econômico e social de desenvolvimento socialista cubano adotado na reunião do partido.

Segundo este modelo, a ilha caribenha é governada por um sistema socialista baseado na propriedade por todos os povos dos meios de produção fundamentais.

Também prevê a gestão planejada da economia que leva em conta, regula e controla o mercado no interesse da sociedade.

O modelo considera o Estado como o reitor e regulador de todos os atores, sublinhou ele.

Acrescentou que ela promove a empresa estatal socialista como o principal assunto econômico, embora reconheça e encoraje diversas formas de propriedade e gestão.

Gil ressaltou que a conceitualização busca elevar o padrão de vida da população e um modelo de bem-estar sustentável.

Durante seu discurso, ele se referiu às Diretrizes da Política Econômica e Social do Partido e à Revolução para o Período 2021-2026, de acordo com os termos do congresso do PCC.

Lembrou que foram aprovadas 201 diretrizes que têm um impacto em toda a vida nacional, esboçam as principais linhas de trabalho e coincidem com a segunda etapa do desenvolvimento planejado até 2030.

Propõem, disse ele, toda uma série de objetivos em correspondência com os recursos disponíveis e dão prioridade ao aperfeiçoamento do planejamento socialista como um pilar do sistema de gestão.

Entre seus objetivos estão a solução de problemas estruturais da economia e assim aumentar a produção e comercialização de alimentos e exportações.

Também visam alcançar uma maior utilização de fontes de energia renováveis, recuperar o turismo (que está paralisado há quase 18 meses) e impulsionar o investimento estrangeiro.

O Parlamento cubano recebeu esta informação no período que antecede sua sessão ordinária amanhã, quando seus deputados deverão fazer uma declaração sobre os acordos do 8ú Congresso do PCC. mem/ ool/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.