1 de December de 2021

NOTICIAS

Festival Iberoamericana de Cultura começa hoje em Holguín, Cuba

Festival Iberoamericana de Cultura começa hoje em Holguín, Cuba

Holguín, Cuba, 24 out (Prensa Latina) O Festival Iberoamericana de Cultura inicia hoje a sua 27ª edição, através de plataformas digitais que permitem a transmissão do evento sediado nesta cidade do leste cubano.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A programação do primeiro dia terá início com a inauguração de uma exposição virtual de obras de artistas das artes plásticas de Holguín, e a seguir dará lugar às palavras de abertura, de Eduardo Ávila, presidente da comissão organizadora e diretor da Câmara dos Iberoamérica.

Para esta ocasião, esta última instituição apelou a um diálogo sobre os povos e a arte de resistir, com o objetivo de refletir, a partir da participação coletiva, sobre o papel da cultura, da história e da intelectualidade na defesa das conquistas sociais e culturais.

Durante esta edição, será prestada uma homenagem aos centenários do nascimento de Cintio Vitier e ao Instituto Latino de Música, entidade com a qual a Casa de Iberoamérica assinou um acordo de colaboração em 2021, para promoção cultural e troca de experiências.

A nomeação deste ano é dedicada aos aniversários de Palavras aos Intelectuais, da Associação Cubana de Artesãos e Artistas e do dia 30 da Brigada Juan Rius Rivera Solidariedade com Cuba, de Porto Rico.

Lisset Baster, especialista em Comunicação da instituição, destacou que o Congresso Iberoamericano do Pensamento, evento científico do Festival, terá início no dia 25 de outubro com a conferência ‘Guerra e Resistência Cultural’, de Abel Prieto, presidente da Casa de Las Américas .

Outra das intervenções anunciadas é a do historiador da cidade de Baracoa, Alejandro Hartmann, que se aprofundará nas novas cidades e na ‘Grande família indo-cubana’.

O Festival Iberoamericano da Cultura foi realizado pela primeira vez em 1993 na cidade de Holguín, por iniciativa do então Ministro da Cultura Armando Hart Dávalos, como resultado do crescente desenvolvimento das relações de Cuba com as nações latino-americanas. jcm / mlp / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.