22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

León, cidade universitária

León, cidade universitária

Por Francisco G. Navarro
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Manágua, 23 de out (Prensa Latina) A administração colonial espanhola fundou em 1812 pela última vez uma universidade em seus domínios americanos, uma singularidade histórica que correspondeu a León, sede da primeira casa de estudos superiores da Nicarágua.

Assim, sem ser a capital do país dos lagos e vulcões, Santiago de los Caballeros de León, a chamada sede intelectual da nação, é reconhecida como a cidade universitária, embora também tenha o apelido de metropolitana e até fosse chamada a Atenas da América Central no século XIX.

Com o pomposo nome de Insigne e a Real Basílica Catedral da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, foi batizado o edifício mais importante da Nicarágua, construído entre 1747 e 1816 e declarado Patrimônio Mundial pela Unesco em 28 de junho de 2011.

Talvez a relíquia mais preciosa guardada pela segunda maior cidade deste país sejam os restos mortais do poeta nacional e universal Rubén Darío (1867-1916), pai do Modernismo nas letras hispânicas.

O autor de Azul y Sonatina morreu a partir das 22 horas de 6 de fevereiro de 1916, na mesma cidade de León onde cresceu aos 40 dias e que foi o berço de seus primeiros versos.

Uma semana depois foi sepultado dentro da ‘Catedral da Luz’, a maior da América Central e entre as mais belas construções do gênero no continente. Exatamente ao lado do altar, abaixo da escultura em tamanho natural de um leão humanizado em luto.

A cidade, fundada em 1524 em um local a 60 quilômetros do atual que teve que ser abandonado em janeiro de 1610 devido à erupção do vulcão Momotombo, exibe entre seus locais emblemáticos o auditório da Universidade, originalmente o Convento de La Merced.

Ali aconteceu o funeral de Darío, que os cronistas da época compararam com os de Victor Hugo (1885) em Paris. E serviu de sede para a instalação, em 18 de julho de 1979, da Junta do Governo de Reconstrução Nacional, após a queda da ditadura de Anastasio Somoza Debayle.

Em 1857 nasceu La Gritería em León, a atual festa religiosa nacional por excelência que se celebra na noite de 7 de dezembro, véspera da celebração da Imaculada Conceição de Maria, a padroeira da Nicarágua.

Ao grito de quem está causando tanta alegria? Milhões de gargantas amplificam a resposta: ‘A concepção de Maria!’

Outro lema distintivo popular e centenário da cidade e especialmente de seu time de beisebol, é claro, o Lions, é a exclamação com que os torcedores fervorosos costumam animar os jogadores ao ritmo de: áViva León.

jodido! mem / fgn / fav

(Retirado do Orbe)

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.