1 de December de 2021

NOTICIAS

Rússia e Bolívia mostram interesse em fomentar laços bilaterais

Rússia e Bolívia mostram interesse em fomentar laços bilaterais

Moscou, 22 out (Prensa Latina) O Ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, e seu homólogo boliviano, Rogelio Mayta, consideraram frutíferas as conversações realizadas hoje nesta capital para fortalecer as relações e a cooperação entre os dois países.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

‘A Bolívia é um parceiro prioritário da Rússia na América Latina e no Caribe’, salientou Lavrov em uma coletiva de imprensa conjunta, e apontou o fortalecimento dos laços bilaterais, como evidenciado por três conversas telefônicas entre os presidentes dos dois países nos últimos meses.

Com relação à reunião de sexta-feira, o Ministro das Relações Exteriores russo disse que as partes concordaram com a importância de aumentar o potencial da comissão intergovernamental mista russo-boliviana e anunciaram uma próxima reunião antes do final do ano.

Enfatizou que o progresso da cooperação no setor energético foi revisto, onde a empresa russa Gazprom participa da exploração e extração de gás e petróleo, com interesse em expandir seus projetos naquela nação.

Chamou a atenção para o trabalho que está sendo realizado pela Corporação Estatal de Energia Atômica (Rosatom), entidade responsável pelo reator nuclear do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear da Bolívia (Centro de Investigación y Desarrollo de Tecnología Nuclear de Bolivia).

A este respeito, acrescentou que novos planos eram possíveis no campo da energia nuclear para fins industriais e médicos.

‘Definimos setores prioritários de cooperação, tais como indústria, produtos farmacêuticos, modernização da infraestrutura, energia, transporte, fornecimento de veículos e equipamentos médicos’, explicou ele.

Disse que as delegações decidiram promover contatos diretos entre os círculos empresariais dos dois países, assim como incentivar o intercâmbio em educação, esportes e outras áreas de desenvolvimento.

Lavrov indicou que a Rússia aumentará seu apoio à Bolívia na luta contra a Covid-19, levando em conta a difícil situação com a pandemia mundial.

Lembrou que a nação andina recebeu cerca de cinco milhões de doses da vacina Sputnik V, que é muito apreciada naquele país.

acl/mml/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.