13 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba aprova nova legislação sobre solo e fertilizantes

Cuba aprova nova legislação sobre solo e fertilizantes

Havana, 22 out (Prensa Latina) O solo é um importante recurso natural para a produção agrícola e o sustento da biodiversidade, cuja proteção em Cuba é agora protegida por um novo órgão legal que visa garantir sua sustentabilidade ao longo do tempo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A nova legislação – contida no Diário Oficial nú 120 de 22 de outubro de 2021 – regulamenta questões que não estavam legisladas anteriormente, explicou Dagoberto Rodríguez, chefe do Departamento de Solos e Fertilizantes do Ministério da Agricultura (Minagri), em uma coletiva de imprensa.

Rodriguez acrescentou que este regulamento revoga o Decreto nú 179 de 2 de fevereiro de 1993, eleva o grau normativo dos aspectos relacionados ao Registro Central de Fertilizantes, bem como modifica o escopo das contravenções nas quais as pessoas jurídicas são incorporadas e define e aumenta os valores a serem pagos.

A política aprovada sobre a conservação, melhoria e manejo sustentável dos solos e o uso de fertilizantes define e estabelece as funções do Sistema Nacional de Solos e regula o uso e aplicação de fertilizantes e bioprodutos, acrescentou ele.

Também estabelece incentivos e mecanismos financeiros de acordo com as prioridades do país, avalia os bens e serviços ecossistêmicos fornecidos pelos solos, encomenda seu arrendamento e a preservação das categorias mais produtivas para a produção de alimentos.

Outro elemento significativo da regulamentação – e não regulamentado anteriormente – é o uso controlado do fogo para áreas agrícolas e a contaminação do solo, que é fundamental em Cuba devido ao grau de salinização e que às vezes é causado pelo homem, involuntariamente, mas com um alto custo social, pois leva anos para se restabelecer.

Ele continuou acessando a documentação e instituições de supervisão e controle, a participação e priorização da ciência na atividade e o uso de tecnologias de informação e comunicação.

Ela ratifica favorecendo o desenvolvimento de sistemas agrícolas sustentáveis que detenham, previnam e revertam a perda de agroprodutividade dos solos e aperfeiçoem o controle e o serviço estatal para a proteção, conservação, melhoria e uso sustentável dos solos.

Todos esses instrumentos legais, disse ele, são cobertos pelo Decreto Lei 50 sobre a conservação, melhoria e manejo sustentável dos solos e fertilizantes, e pelo Decreto Lei 50 de Regulamentação Decreto 52.

A estes se unem as resoluções Minagri 524, 525 e 526, e a resolução 386/21 do Ministério de Finanças e Preços.

jha/tdd/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.