7 de December de 2021

NOTICIAS

Cuba prioriza o uso máximo de suas terras agrícolas

Cuba prioriza o uso máximo de suas terras agrícolas

Havana, 21 de out (Prensa Latina) Cuba hoje prioriza o aproveitamento máximo de suas terras agrícolas, a fim de alcançar os aumentos necessários na produção de alimentos, afirmam especialistas do setor.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Atualmente, 70 por cento da área arável do país é afetada por pelo menos um fator que limita a produtividade da terra, principalmente devido à erosão, responsável por 45 por cento.

Recentemente, o chefe de Solos e Fertilizantes do Ministério da Agricultura (Minag), Dagoberto Rodríguez, garantiu à Prensa Latina que, diante desses fenômenos, Cuba vem aplicando, há mais de uma década, um programa nacional de conservação e sustentabilidade. gestão da terra.

A este projeto, que inclui o combate à desertificação, salinidade e seca, cuja execução rende resultados importantes, o país dedica anualmente consideráveis montantes financeiros.

Rodríguez considerou que transferir os resultados da ciência e tecnologia aos agricultores para alcançar a produção sustentável de alimentos está entre as maiores prioridades em Cuba.

O objetivo – explicou – é contribuir para a soberania alimentar o mais rápido possível, aproveitando as tecnologias desenvolvidas por institutos, organizações e universidades para a exploração mais eficiente deste importante recurso, apesar da atual escassez de insumos.

Ele destacou que todas as medidas de proteção, conservação e gestão dos solos estão ligadas à fazenda, onde é encerrado e verificado o processo de produção.

Esta quinta-feira, na sede do Minag, nesta capital, vai decorrer uma conferência de imprensa sobre a conservação, melhoramento, gestão sustentável do solo e utilização de fertilizantes, com o intuito de aprofundar a política adoptada no terreno com vista a contribuir para a segurança alimentar.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e outras organizações internacionais fazem frequentes apelos direcionados ao cuidado dos solos do mundo, visto que estes constituem um patrimônio que merece a maior proteção, como a água, a floresta e o ar.

rgh / rs / fav/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.