19 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Filme El Mayor é uma homenagem do cinema à cultura de Cuba

Filme El Mayor é uma homenagem do cinema à cultura de Cuba

Havana, 20 de outubro (Prensa Latina) História, firmeza, lutas e amor emergem da trama do filme El Mayor, que hoje chega às telas desta capital, em homenagem ao Dia Nacional da Cultura de Cuba.

Obra póstuma do diretor Rigoberto López Pego, o filme recria a trajetória de um dos grandes líderes políticos e militares da guerra de independência da ilha: Ignacio Agramonte, que aparece no filme, não apenas como o grande estrategista, mas como o homem apaixonado por sua esposa Amalia Simoni.

Com a apresentação especial do filme no cinema Charles Chaplin, o Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (Icaic) também comemora o legado de seu diretor, pois faz 50 anos que começou a trabalhar na instituição dedicada ao desenvolvimento da a sétima arte da ilha.

Estrelado por Daniel Romero, o longa-metragem conta com as atuações de Claudia Tomás, Rafael Lahera, Ulyk Anello e Aramís Delgado, enquanto o roteiro ficou a cargo de López Pego ao lado do dramaturgo Eugenio Hernández.

A narrativa do filme aborda as contradições e sucessos vividos por Agramonte, pois reflete sua presença em momentos marcantes da história como a aprovação da primeira Constituição da República em Armas, a de Guáimaro, assinada em 10 de abril de 1869.

Como explica Luciano Castillo, diretor da Cinemateca Cubana, o audiovisual constitui o ponto culminante de uma das grandes obsessões de López Pego, que conseguiu materializar o projeto de sua vida em 2018.

Para ilustrar as cenas com maior autenticidade, as filmagens aconteceram nas planícies da província oriental de Camagüey, bem como em outros locais relacionados com a vida de Ignacio e Amalia.

Como resultado da colaboração entre Icaic, o Ministério da Cultura e as Forças Armadas Revolucionárias, El Mayor recria os golpes de facão executados pelos mambises do exército libertador durante as lutas contra os colonizadores espanhóis, acompanhados pela música original de José María Vitier e efeitos sonoros de Iván Lejardi.

López Pego morreu antes de terminar a obra, conseguiu terminar o primeiro corte, mas o resto da edição e pós-produção ficou a cargo de seu amigo, o fotógrafo Ángel Alderete.

A apresentação faz parte da programação de filmes Icaicos do Dia da Cultura Cubana, que inclui uma seleção de documentários Volverán los abrazos, Soberanía, Retorno, entre outros, que aguardam a apresentação oficial nos cinemas do país.

oda/lbl/cvl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES