1 de December de 2021

NOTICIAS

Cuba evoca sentimento nacional no Dia Nacional da Cultura

Cuba evoca sentimento nacional no Dia Nacional da Cultura

Havana, 20 out (Prensa Latina) Cuba celebra hoje o Dia Nacional da Cultura em franca evocação do sentimento patriótico que emerge em toda a ilha e lembra a entonação do Hino de Bayamo pela primeira vez em 1868.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Dia do Aniversário é uma homenagem aos 60 anos de Palabras a los Intelectuais, aos 120 anos da Biblioteca Nacional José Martí de Cuba, ao bicentenário do nascimento de Francisco Vicente Aguilera e aos 100 anos de nascimento do poeta e ensaísta, Cintio Vitier.

Do leste de Cuba, a Fiesta de la Cubanía e seu evento teórico, o Crisol de la Nacionalidad Cubana(Caldeirão da Nacionalidade Cubana), celebram a criação da canção da independência escrita por Pedro Figueredo por meio de uma centena de atividades presenciais e online. Este ano, o evento ocorre em meio à gradual reabertura dos espaços mais representativos de defesa da arte do país, que vem travando a guerra midiática nesta área, bem como o cerco ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto poel governo dos Estados Unidos.

Sem um apagão cultural, a nação conseguiu manter o desenvolvimento sólido da política traçada neste âmbito pela Revolução Cubana, apesar da crise sanitária de Covid-19, que condenou instituições literárias, teatros ou centros recreativos ao fechamento temporário e mudança posterior para outros cenários digitais.

Nesse sentido, a pandemia foi um fato tão palpável quanto a merecida representação de artistas nacionais em sites de mídia social, streaming de transmissões e múltiplos intercâmbios online que precederam a comemoração instituída pelo Conselho de Ministros em 1980.

Desde o dia 10 de outubro decorreu a celebração, símbolo de identidade e expressão da revolta nacional, que terá o seu ponto culminante nesta quarta-feira com o ‘sentimento de amor pela pátria e a decisão de lutar, expressão artística desse ato cultural por excelência em que o povo firma e conquista sua plena identidade ‘.

oda/chm/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.