25 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Um milhão de doses anti-Covid-19 de Cuba a caminho da Nicarágua

Um milhão de doses anti-Covid-19 de Cuba a caminho da Nicarágua

Havana, 19 out (Prensa Latina) O Centro Cubano de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB) informou hoje que um milhão de doses da vacina anti-Covid-19 Abdala foram enviadas para a Nicarágua para imunizar sua população.

Em seu relato na rede social Twitter a entidade científica escreveu: ‘Um milhão de doses de Abdala viaja de Cuba para ajudar o povo fraternal da Nicarágua na imunização contra a Covid-19’.

‘É a primeira vacina contra Covid19 desenvolvida na América Latina pelo CIGB. O serviço de transporte foi fornecido pela EMCOMED e o serviço de exportação pela Farmacuba’, a mensagem sublinha.

No início deste mês, a Autoridade de Regulamentação Sanitária do Ministério da Saúde da Nicarágua concedeu a Certificação de Uso Emergencial às vacinas Cuba Soberana 02 e Abdala.

‘Otorga Autoridad de Regulación Sanitaria del Ministerio de Salud de Nicaragua (MINSA) la Certificación de Uso de Emergencia a las vacunas cubanas Soberana y Abdala’ sublinhou uma mensagem da empresa BioCubaFarma na rede social Twitter.

‘Esta autorização é feita de acordo com as exigências de qualidade, segurança e eficácia estabelecidas pelas Normas Técnicas Nicaraguenses’, continuou.

‘Esta certificação concedida pela Autoridade Reguladora Nicaraguense indica que as vacinas Soberana e Abdala são oferecidas como uma ferramenta terapêutica de acesso seguro para reduzir a transmissibilidade da Covid-19, produzido pelo vírus SARS-Cov-2’, aponta a entidade antilhana.

Cuba tem três esquemas anti-Covid-19 que excedem o limite imposto pela Organização Mundial da Saúde (50%) para serem declaradas vacinas e um deles, Abdala, já recebeu autorização para uso emergencial no país, assim como Soberana 02 para a população pediátrica.

Abdala, projetada pelo Centro de Ingeniería Genética y Biotecnología (CIGB), a primeira vacina da América Latina, mostrou 92,28% de eficácia em seu programa de três injecções.

Além disso, a vacina do Finlay Vaccine Institute (IFV) Soberana 02, com duas injeções, mostrou 65,6% de eficácia em sua análise final da doença sintomática, um número que aumentou em relação aos 62% relatados no estudo intermediário.

A IFV também anunciou a eficácia de 91,2% da programação de duas doses de Soberana 02 mais uma dose de Soberana Plus.

Os imunogênicos cubanos mencionados acima são acompanhados pelos candidatos Mambisa, também do CIGB e único para aplicação nasal, que recebeu permissão das autoridades sanitárias locais para entrar na fase II de testes clínicos, e Soberana 01 da IFV.

mem/joe/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES