8 de December de 2021

NOTICIAS

Patrimônio sonoro de Cuba no Festival Cervantino

Patrimônio sonoro de Cuba no Festival Cervantino

Guanajuato, México, 18 out (Prensa Latina) O virtuosismo do pianista José María Vitier e os músicos de luxo que o acompanham hoje confirmam o valor do patrimônio sonoro de Cuba, o convidado de honra do 49ú Festival Internacional Cervantino.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Com sede no Teatro Juárez, a atuação do professor cubano Tarde en La Habana junto com seu quarteto seduziu o público que compareceu ao espaço mexicano que completará 118 anos.

Vitier protagonizou uma verdadeira dissertação musical sobre as essências do staff nacional acompanhada pela voz da soprano Bárbara Llanes, a percussão de Yaroldi Abreu e Abel Acosta para defender um repertório suigéneris, que ia do culto ao popular.

Em outro palco, La Reina e La Real, representantes do hip hop e da jovem vanguarda artística da ilha, levantaram suas vozes a favor do empoderamento feminino.

A apresentação em formato minimalista e estilo inovador desafia as atitudes machistas através do rap Que se queme el arroz que marca uma carreira em ascensão desde 2012.

Antes, os trovadores Ray Fernández e Eduardo Sosa ofereceram uma amostra da boa trova nacional que distinguiu o cubanismo, o humor e a reflexão em transmissão virtual da Casa Cuba, que exibe a cultura da ilha no coração de Guanajuato.

Ao passar pelo México, a delegação chefiada pelo chefe do Ministério da Cultura, Alpidio Alonso, conversou sobre o Festival de Timbalaye com a organizadora María Elena Mora, que confirmou futuras alianças entre o evento caribenho, o Carnaval de Veracruz e a Ruta de la Rumba 2022.

Por sua vez, o prefeito do município de Xalapa, Pedro Hipólito, ratificou a condenação da política de bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos à nação caribenha e declarou Alonso como Visitante Ilustre.

Até 31 de outubro, o evento multicultural coloca Cuba no epicentro de sua extensa programação e chega com força tanto no espaço físico quanto virtual com mais de 80 atividades dedicadas à dança, música, ópera, teatro, artes plásticas, literatura e meios audiovisuais.

acl / chm / ls/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.