29 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Madri celebrará festival da luz Patrimônio Mundial da Unesco

Madri celebrará festival da luz Patrimônio Mundial da Unesco

Madri, 18 out (Prensa Latina) O outono e o novo desenho da capital espanhola abraçam hoje a ideia de celebrar em estilo o Festival Internacional da Luz de Madri de 29 a 31 de outubro.

Detalhes que prometem dar mais cor à cidade, ungida com a doçura do reconhecimento, após receber a distinção de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) por sua Festa da Luz.

Esta iniciativa está de acordo com as tendências internacionais em grandes cidades como Lyon e Paris na França, Amsterdã, Londres e Moscou, que inundarão Madri com intervenções de numerosos artistas, utilizando a luz como um meio de transformar a paisagem urbana.

O espetáculo terá a forma de um show durante três dias, das 20h à meia-noite, com novas peças de vestuário para os cantos e edifícios mais emblemáticos da principal cidade espanhola.

A Casa de América, localizada no mapa da Paisagem da Luz, fará parte desta iniciativa, embora haja mais dois protagonistas atraentes nas proximidades imediatas: A Fonte de Cibeles e o Palácio de Cibeles, sede do Conselho Municipal de Madri.

Nunca foi melhor admirar locais emblemáticos como a Puerta de Alcalá, o Parque do Retiro, o Museu do Prado, o Palácio Real, o Edifício Metrópolis ou a Puerta del Sol, que receberão diferentes instalações de luz, cor, vídeo, mapeamento ou inteligência artificial.

A primeira edição do festival, denominada LuzMadrid, contará com a participação de criadores, designers, artistas plásticos, artistas de iluminação e profissionais em novas tecnologias aplicadas à arte da França, Canadá, Finlândia, Austrália e Espanha.

Os artistas que participarão do evento serão Antoni Arola, Javier Riera, Alicia Moneva, Erik Barray, Onionlab, Maxi Gilbert, Groupe LAPS, OTU Cinema, Daniel Iregui/Studio Iregular, Parer Studio/Amanda Parer, Luzinterruptus, SpY, Charles Sandinson, Collectif Coin, Miguel Chevalier, Ginés /Summalab, Estudio Chevalvert e Eyesberg, entre outros.

Estar vivo era mover-se será a instalação de Javier de Juan na fachada da Casa de América. É uma das obras incluídas em Invasores Contemporâneos, um projeto com curadoria de Julieta de Haro que destaca a capacidade de transformação, experimentação e a conquista de novos cenários da artista.

O artista apresenta personagens urbanos dançantes e caminhantes de natureza social e cultural diferente que se movem na fachada do edifício Casa de América e simbolizam a vida na cidade.

mem/ft/vmc/gdc

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES