1 de December de 2021

NOTICIAS

Equipamento energético enviado da Espanha para Cuba

Equipamento energético enviado da Espanha para Cuba

Madri, 18 out (Prensa Latina) Com a ajuda da ONG Solidariedade para o Desenvolvimento e a Paz (SODePAZ), um contêiner com equipamento para fontes renováveis de energia foi enviado de Valência para Cuba.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A notícia saiu hoje em uma nota enviada à Prensa Latina pela SODePAZ, na qual explicava que em 15 de outubro um contêiner de 40 pés carregado com equipamentos para fontes renováveis de energia foi enviado para Cuba do porto de Valência, Espanha.

O projeto é o Sistema Integrado de Controle para o fornecimento de energia através de sistemas híbridos em comunidades isoladas em Cuba.

É cofinanciado pela Agência Espanhola de Cooperação para o Desenvolvimento (AECID) e liderado pelo Centro de Pesquisa Energética, Ambiental e Tecnológica (Ciemat), a NGOD SODePAZ e a empresa Bornay.

O projeto propõe uma solução inovadora e transversal que utiliza uma grande parte dos recursos existentes para viabilizar o fornecimento de energia elétrica e térmica, explicou a fonte.

A solução proposta se concentra no desenvolvimento de um sistema híbrido piloto. Ela começa com um gasificador de biomassa e propõe sua hibridização com um sistema solar fotovoltaico e uma turbina eólica.

O dispositivo seria acompanhado de: armazenamento (gases e baterias), regulação, controle e monitoramento.

SODePAZ comentou que após o hiato sofrido devido à pandemia de Covid-19, as ações foram retomadas a fim de ter o sistema pronto nas instalações da Cubaenergía em Havana durante os primeiros meses de 2022.

Isto será quando o programa for concluído, retomando os aspectos de treinamento que ficaram pendentes em face da emergência sanitária.

mem/ft/bm/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.