29 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Economia vietnamita ganha fôlego

Economia vietnamita ganha fôlego

Hanoi, 18 out (Prensa Latina) Sufocada por uma quarta onda de Covid-19 que já está começando a diminuir, a economia vietnamita ainda está usando uma máscara protetora, mas está recuperando seu fôlego habitual e está confiante de ter um final de ano restaurador.

Até o final de abril, o Produto Interno Bruto (PIB) mostrou sinais de recuperação, com o governo e várias organizações internacionais prevendo um aumento médio de 6,5%.

Mas no dia 27 daquele mês, um ressurgimento da doença no norte se espalhou pelo país e a forçou a uma espécie de confinamento nacional que consumiu os indicadores econômicos básicos até atingir seus atuais níveis miseráveis.

A Covid-19 atingiu particularmente a cidade de Ho Chi Minh no sul, a cidade mais populosa do Vietnã e considerada o motor da economia nacional. Não apenas grandes centros industriais, grandes empresas e todos os negócios foram fechados, mas as pessoas foram impedidas até mesmo de sair de suas casas.

Em maior ou menor grau, a situação foi replicada em todas as províncias do país, e o impacto foi tal que de janeiro a setembro o PIB caiu 6,17%, o pior do século passado.

Todos os setores foram atingidos, mas talvez nenhum tão duramente quanto o turismo, a ponto de as chegadas internacionais representarem três por cento das chegadas em 2020. E para isso, quase todos eram de empresários e consultores estrangeiros que retornavam para cumprir contratos.

Embora ainda não haja relatórios sobre a quantidade de prejuízos econômicos, deve ser astronômico, pois nesta época do ano passado – menos desastroso para a indústria do lazer – já era de cerca de 20 bilhões de dólares.

Em meio a um panorama tão adverso, houve duas áreas que resistiram à investida da pandemia: as exportações e o investimento estrangeiro direto (IED).

Nos primeiros nove meses do ano, os embarques da China atingiram 240,52 bilhões de dólares, um aumento de 18,8% em relação ao ano anterior, e espera-se que fechem em dezembro com mais de 315 bilhões de dólares.

Se a previsão for realizada, será o segundo ano consecutivo de crescimento das exportações de dois dígitos, apesar da devastação da Covid-19 na produção interna e no comércio global.

O IDE também trouxe influxos significativos ao Vietnã, totalizando US$ 22,15 bilhões, um aumento de 4,4%, e de acordo com o Ministério do Planejamento e Investimento poderia chegar a US$ 30 bilhões até o final do ano.

Desde o início da pandemia, o governo ficou claro que esta seria uma batalha de duas frentes – uma contra a doença, a outra para salvaguardar a economia – e seguiu a estratégia ao pé da letra.

Por um lado, ele não hesitou em ativar regulamentações sanitárias rigorosas e, por outro, fê-lo de tal forma que o PIB sofreria o mínimo possível em meio a uma situação epidemiológica tão complexa.

Foi um exercício inteligente de cálculo de risco cuja primeira premissa era o bem-estar da população, agora e no futuro.

Os resultados estão à vista de todos, pois as infecções por Covid-19 estão diminuindo a cada dia e a economia, que tem estado sob cuidados intensivos por vários meses, parece que crescerá quatro por cento no ano.

mem/asg/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES