20 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba chama à cooperação no Conselho Supremo Econômico Euro-asiático

Cuba chama à cooperação no Conselho Supremo Econômico Euro-asiático

Minsk, 15 out (Prensa Latina) O presidente cubano Miguel Díaz-Canel disse ontem que a cooperação, a solidariedade e integração são imprescindível e urgentes diante de um cenário global desafiador, sob o efeito de múltiplas crises.

Falando online na reunião do Conselho Supremo Econômico Euro-asiático, organizada pela Belarus, o mandatário cubano citou entre os principais desafios o impacto da Covid-19 e a aplicação de medidas coercitivas unilaterais impostas a alguns países, interferindo governos com economias poderosas.

‘Cooperar é o verbo-chave, quando nossas agendas coincidem em uma prioridade: enfrentar a pandemia Covid-19, já considerada a crise sanitária mais complexa que a humanidade viveu nos últimos 100 anos’, disse ele.

O Chefe de Estado destacou que, na situação atual, a colaboração entre as nações é a única garantia do desenvolvimento sustentável das economias dos países, condição fundamental para garantir o bem-estar de seus povos.

Ressaltou que, no caso de Cuba, a crise é agravada pelo recrudescimento de maneira deliberada e oportunista do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto há mais de 60 anos pelo governo dos EUA.

Neste sentido, Díaz-Canel transmitiu aos Chefes de Estado e de Governo participantes da reunião a gratidão de seu país pelo apoio das nações membros da União Econômica Eurasiática (UEE) na luta pelo fim da política criminosa de Washington contra Cuba.

Assinalou que foi difícil, mas não impossível, para a ilha caribenha enfrentar a pandemia do último período, combinada com o aumento da agressividade do exterior.

‘Pode-se dizer que outra uma vez fomos postos à prova e mais uma vez a força moral de nossa Revolução e a capacidade dos cubanos de resistir sem retroceder tornou-se visível para nossos adversários e para o mundo. Resistir avançando. Resistir criando’, destacou.

Díaz-Canel lembrou que esta é a terceira vez que Cuba participa do Conselho Euro-asiático como Estado observador e reiterou que é um status que o país sempre honrará porque representa uma importante oportunidade para expandir os laços históricos de amizade e cooperação entre seus povos e governos.

No encontro estão representados os estados-membros da UEE: Rússia, Belarus, Cazaquistão, Armênia e Quirguistão, bem como Moldávia, Uzbequistão e Cuba, que têm status de observadores.

O Conselho Supremo Econômico Euro-asiático é o órgão máximo da União, composto pelos chefes dos Estados-membros dessa organização e a reunião é liderada pelo presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, país que comanda o bloco; e pelo presidente de Belarus, Alexandr Lukashenko, à frente da Comissão da Euro-asiática.

A UEE é uma organização internacional criada em 2015 para a integração econômica regional e seus objetivos incluem a promoção da livre circulação de bens, serviços, capital e trabalho.

mem/mml/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES