16 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cinema cubano apresenta documentário sobre luta contra a pandemia

Cinema cubano apresenta documentário sobre luta contra a pandemia

Havana, 15 out (Prensa Latina) Volverán los abrazos, documentário sobre o combate à pandemia de Covid-19 durante o primeiro ano de luta contra a doença em Cuba, chega hoje às telas do cinema Charles Chaplin em Havana.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O filme, dirigido por Jonal Cosculluela e Maritza Ceballos, enfoca a complexa situação da saúde e a realidade incerta dos seres humanos por trás das máscaras e dos fatos protetores.

A apresentação especial do filme recordará os primeiros momentos do vírus SARS-CoV-2 na ilha, um contexto triste, mas que também demonstrou a coragem humana de médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde, que se adiantaram diante de uma doença desconhecida e letal.

Segundo Ceballos, o filme é uma história desafiadora que nos permite examinar os valores essenciais dos seres humanos em uma época em que era impossível tocar, beijar ou abraçar nossos entes queridos.

O primeiro de uma série de sessões especiais organizadas pelo Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica por ocasião do Dia da Cultura Cubana, o filme foi realizado por uma pequena equipe de cineastas (cinco pessoas), que começou a filmar quando o primeiro caso foi detectado no país caribenho.

‘Os abraços foram muito raros, uma das coisas que mais nos perturbou foi a falta de afeto, de contato com outros seres humanos. Houve muitas coisas que nos impactaram a todos em nível pessoal e social’, lembrou Ceballos.

A única coisa que sabíamos era que você poderia morrer e realmente, uma vez que assumimos, não me arrependo de nada, foi uma experiência única.

O que nos tornou mais sensíveis foram essas pessoas atrás das máscaras, que eram tão incertas quanto nós, mas elas estavam lá, ‘elas não iam para casa, não descansavam, trabalhavam praticamente o tempo todo longe de suas famílias, era muito difícil’, disse o co-diretor do documentário.

A equipe visitou todos os hospitais de Havana dedicados ao atendimento de pacientes infectados pelo Covid-19 até dezembro de 2020, razão pela qual o material inclui números e detalhes tanto de cuidados pediátricos como de adultos, enfermarias, terapias intensivas e outras áreas, muito antes do pico pandêmico experimentado em 2021.

O filme ‘ Volverán los abrazos’ reflete o valor da empatia, do afeto, ‘a responsabilidade que temos com as outras pessoas, mesmo que não as conheçamos’, enfatizou o cineasta, destacando que pouco a pouco os sinais de afeto voltaram, como o filme previu.

jha/lbl/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.