23 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Zona de guerra no Líbano

Zona de guerra no Líbano

Beirute, 14 Out(Prensa Latina) Desdobramentos de tanques e trocas de tiros transformaram a capital Tayouneh, no Líbano, em uma zona de conflito bélico que lembra a guerra civil de 1975-1990.

Uma demonstração do Hizbullah e do Movimento Amal contra Tarek Bitar, o juiz encarregado da investigação da explosão no porto no ano passado, levou a um tiroteio que até agora causou seis mortes e cerca de 60 feridos.

A uma curta distância do Palácio da Justiça, centenas de manifestantes exigiram a remoção de Bitar, a quem as duas principais organizações políticas de muçulmanos xiitas libaneses acusam de politizar o processo.

E de edifícios próximos, atiradores começaram a atirar contra os participantes da marcha na altura da cabeça, de acordo com o ministro do Interior, Bassan Mawlawi.

O Exército isolou a área e iniciou uma operação com tanques e veículos pesados para controlar a situação.

Os comandantes militares alertaram nas redes sociais que os soldados abririam fogo contra qualquer atirador e pediram a evacuação dos civis.

O primeiro-ministro Najib Miqati pediu aos cidadãos que se acalmassem e não se deixassem levar pela violência.

Com o mesmo pedido, o Hezbollah e Amal exortaram seus seguidores a evitar cair na armadilha de um confronto sectário e acusaram grupos armados e organizados de atacar seus apoiadores.

De acordo com as duas formações, essas ações contemplaram o objetivo de acobertar a responsabilidade pela catástrofe do terminal portuário com saldo de mais de 200 mortos e cerca de 6.500 feridos.

O canal de TV Al Manar atribuiu os ataques à festa das Forças Cristãs Libanesas, cujos apoiadores têm forte presença nas proximidades do local.

mgt/arc/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES