28 de November de 2021

NOTICIAS

Prestigiosa coleção de arte de Adelaida em Cuba

Prestigiosa coleção de arte de Adelaida em Cuba

Havana, 14 Out(Prensa Latina) O nome de Juan Seiler, Adelaida, marcou um novo capítulo na história da Coleção de Arte da Universidade de Havana, instituição que hoje homenageia o legado do intelectual cubano.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

No ano dos 90 anos de seu nascimento, a destacada professora e crítica cubana revive entre as peças preciosas do acervo da entidade, na seção dedicada às artes plásticas e decorativas.

Não é de estranhar que este espaço tenha o nome da acadêmica, uma vez que dedicou grande parte da sua carreira profissional à formação das novas gerações a partir da casa dos estudos superiores, ao mesmo tempo que centrava o seu trabalho de investigação na cultura da ilha.

De Juan, falecido em 30 de abril de 2018, atuou como especialista em arte latino-americana da Unesco e assessorou o trabalho de centros nacionais dedicados às artes plásticas, estudos caribenhos e de arte.

Em mais de uma dezena de livros imprimiu sua posição em defesa dos direitos da mulher como objeto/sujeito da arte, as diretrizes para a compreensão do humor gráfico cubano, passagens da faceta de José Martí como crítico, entre outros temas.

O Prêmio Nacional de Educação Artística 2017 é considerado uma escritora fundamental para o estudo da arte cubana e latino-americana, durante sua longa carreira rubricou a pintura colonial cubana e os textos gravados; José Martí: imagem, crítica e mercado de arte; e pintura cubana: temas e variações.

acl/lbl/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.