27 de November de 2021

NOTICIAS

Festival mexicano evoca a obra do cineasta cubano Santiago Álvarez

Festival mexicano evoca a obra do cineasta cubano Santiago Álvarez

México, 14 de out (Prensa Latina) Uma seleção de curtas-metragens do cineasta Santiago Álvarez, hoje evoca a obra do renomado documentarista cubano, nas telas do Festival Cervantino, que acontece no estado de Guanajuato, no México.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Organizada pelo Ministério da Cultura, pelo Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (Icaico) e pela representação diplomática da ilha nesta capital, a amostra inclui quatro audiovisuais que, apesar dos anos, não perderam a validade.

Nesse sentido é agora o que oferece um olhar sobre o autoritarismo moderno, enquanto LBJ recria o contexto político turbulento dos anos 1960 com a luta contra a segregação racial liderada por Martin Luther King, a Guerra do Vietnã e o assassinato de John F. Kennedy.

Da mesma forma, a seleção inclui o filme Hanoi Tuesday the 13th, peça preferida de Álvarez, elogiada pela sua estrutura poética e premiada em diversos festivais internacionais, devido à elegância da narração centrada na defesa do povo vietnamita dos bombardeamentos da cidade. de ‘Hanói.

O ciclo também propõe a exibição do documentário sobre a passagem do Furacão Flora em 1963 pelo leste do Caribe, que sob o título Ciclone’ aproxima o espectador daquela realidade devastadora e da tragédia humana gerada pela natureza intempestiva.

Autor do Icaic News, declarado Memória do Mundo pela UNESCO, Álvarez deixou um vasto legado ao morrer em 1998, que o fez transcender no cinema latino-americano e mundial com documentários que renovaram o gênero e refletiram chocantes acontecimentos internacionais.

Em sua trajetória profissional, o cineasta captou com singular maestria a imagem e a história da Revolução e da sociedade cubana, bem como dos movimentos da América Latina e do terceiro mundo.

A mostra representativa da obra de Álvarez faz parte das atividades realizadas por Cuba, como o convidado de honra do festival Cervantino, entre os quais a homenagem a Tomás Gutiérrez Alea (Titón) e um calendário de exibições nos cinemas da cidade-sede.

rgh / lbl / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.