13 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba sediará reunião da Comissão Econômica da Eurásia

Cuba sediará reunião da Comissão Econômica da Eurásia

Minsk, 14 Out(Prensa Latina) O presidente cubano Miguel Díaz-Canel destacou hoje que, de 4 a 7 de novembro, Havana sediará a 11ª sessão da Comissão Conjunta de Colaboração com a Comissão Econômica da Eurásia.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nesta quinta-feira, o presidente cubano participou online da reunião do Conselho Econômico Supremo da Eurásia, formado por chefes de Estado e de governo da Rússia, Belarus, Cazaquistão, Armênia e Quirguistão, além de Moldávia, Uzbequistão e Cuba que têm status de observadores.

Em seu discurso, destacou que o Plano de Ação Conjunta será assinado na capital da ilha, cuja implementação permitirá a intensificação e sistematização da colaboração entre a União Econômica da Eurásia (UEE) e Cuba, tanto a nível oficial como em círculos de negócios.

O Chefe de Estado reafirmou a vontade de seu país de continuar promovendo os laços bilaterais em áreas de interesse comum e de trabalhar em conjunto para fortalecer este projeto de integração.

‘É uma tarefa desafiadora, mas temos certeza de que com vontade política conseguiremos cumpri-la’, afirmou.

Díaz-Canel destacou que, na situação atual, a colaboração entre as nações é a única garantia do desenvolvimento sustentável das economias dos países, condição fundamental para garantir o bem-estar de seus povos.

‘Cooperar é o verbo chave, quando nossas agendas coincidem em uma prioridade: enfrentar a pandemia do Covid-19, já considerada a mais complexa crise de saúde que a humanidade experimentou nos últimos 100 anos’, disse.

Assinalou que, no caso de Cuba, a crise se agrava com o agravamento, deliberada e oportunista, do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto há mais de 60 anos pelo governo dos Estados Unidos.

Ele observou que para a ilha caribenha tem sido difícil, mas não impossível, enfrentar a pandemia combinada com o aumento da agressividade do exterior.

Díaz-Canel ressaltou que, apesar do bloqueio de Washington, o país desenvolveu rapidamente pesquisas avançadas e novos protocolos que resultaram em imunizações eficazes contra o coronavírus SARS-CoV-2.

No encontro, o presidente cubano deu aos países membros da UEE os avanços dos cientistas e médicos cubanos na luta contra a doença.

Ele também expressou que a nação antilhana tem amplas oportunidades de cooperação conjunta em diferentes setores do desenvolvimento sustentável.

O Conselho Econômico Supremo da Eurásia é o órgão máximo da União, composto pelos chefes dos Estados membros dessa organização e a reunião é liderada pelo presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, país que comanda o bloco; e pelo presidente de Belarus, Alexandr Lukashenko, à frente da Comissão da Eurásia.

A UEE é uma organização internacional criada em 2015 para a integração económica regional e tem entre os seus objetivos a promoção da livre circulação de mercadorias, serviços, capitais e trabalho.

mem/mml/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.