11 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Juiz guatemalteco Pablo Xitumul enfrenta perda iminente da imunidade

Juiz guatemalteco Pablo Xitumul enfrenta perda iminente da imunidade

Guatemala, 13 de out (Prensa Latina) Mais de 400 assinaturas apoiam a atuação ética do juiz Pablo Xitumul, de quem a Corte Suprema de Justiça (CSJ) da Guatemala pode retirar hoje sua imunidade.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O documento de apoio à Xitumul está circulando nas redes sociais ‘diante do risco de campanhas de criminalização contra magistrados que processaram corruptos e violadores dos direitos humanos’.

Segundo os signatários, as manobras em curso fazem parte de um processo de retrocesso democrático para anular direitos e liberdades para expulsar das instituições de justiça aqueles que são reconhecidos por suas ações honrosas e cumprimento da lei.

‘Rejeitamos os ataques contra o juiz Pablo Xitumul, que emitiu sentenças em casos importantes por graves violações dos direitos humanos’, enfatizaram.

Entre as sentenças proferidas pelo tribunal estão o Caso Genocídio (ex-ditador Efraín Ríos Montt), Dos Erres, Sepur Zarco e pelo desaparecimento do menino Marco Antonio Molina Theissen, entre os de maior repercussão na mídia nacional e internacional.

Outros envolvem o ex-prefeito de Chinautla Arnoldo Medrano e o processo ‘Água Mágica’ contra a ex-vice-presidente Roxana Baldetti.

‘O juiz Xitumul, presidente do Tribunal de Altos Riscos C, já julgou mais de mil pessoas ao longo dos 17 anos de exercício de sua profissão. O ataque à sua independência judicial se deve a uma tentativa de fragilizar a Justiça para bloquear processos importantes e favorecem a corrupção e a impunidade ‘, acrescentaram.

Por isso, condenam o fato de colocar em risco a carreira de profissionais que exercem o judiciário com independência e cumprimento da lei.

O comunicado conclama a população a defender os princípios democráticos e a se unir para rejeitar as ações arbitrárias e ilegais que afetam os cidadãos guatemaltecos.

Na véspera foi divulgado que nesta quarta-feira a CSJ pôde conhecer o pedido de retirada de imunidade, após o desembargador Eduardo Galván ter recomendado ao mais alto tribunal a medida contra Xitumul, sem aceitar suas provas de defesa estabelecidas no processo de liminar.

Conforme relatado, o processo com as investigações já se encontra na Câmara de Amparos e Preconceitos, previamente ao seu encaminhamento para o Plenário de Magistrados do CSJ.

Se a resolução for afirmativa, ele poderá ser acusado e preso, alertaram analistas, que também chamaram a atenção para um processo semelhante de perseguição contra a juíza do Tribunal de alto Risco D, Érika Aifán.

oda / mmc / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.