28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Egito mantém aberta a passagem da fronteira com a Faixa de Gaza

Egito mantém aberta a passagem da fronteira com a Faixa de Gaza

Cairo, 13 out (Prensa Latina) O governo egípcio anunciou que o posto fronteiriço de Rafah continua aberto hoje para aliviar a crise humanitária vivida pelos habitantes da Faixa de Gaza devido ao bloqueio israelense.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Uma fonte de segurança disse à agência oficial de notícias MENA que o objetivo é receber palestinos doentes ou feridos e permitir a transferência de bens de primeira necessidade.

Rafah é a única passagem de fronteira não controlada pelas autoridades de Tel Aviv no enclave costeiro, que abriga pouco mais de dois milhões de habitantes.

Mais de 250 pessoas foram mortas no território palestino de 10 a 21 de maio como resultado dos ataques israelenses, que destruíram cerca de 1.500 casas e danificaram irremediavelmente um número semelhante.

As autoridades egípcias desempenharam um papel fundamental para deter a agressão, intermediando um cessar-fogo entre o Estado judeu e o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que controla a faixa.

O Cairo também anunciou uma doação de US$ 500 milhões para reconstruir o enclave de 365 quilômetros quadrados e enviou centenas de caminhões carregados com alimentos e bens de primeira necessidade, assim como engenheiros e equipamentos especializados.

De acordo com o Banco Mundial, os ataques aéreos na faixa causaram prejuízos de US$ 570 milhões.

No início deste mês, a liderança do Hamas visitou o Egito para manter conversações com o governo egípcio sobre questões bilaterais e de segurança, incluindo uma possível troca de prisioneiros entre o grupo armado e Tel Aviv, que acabou não se concretizando.

Devido a seu peso regional, o Egito tornou-se um mediador chave e está tentando retomar o diálogo entre as autoridades palestinas e israelenses, mas estas últimas têm rejeitado qualquer negociação de paz.

oda/rob/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.