22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba garante retorno seguro às salas de aula, apesar da Covid-19

Cuba garante retorno seguro às salas de aula, apesar da Covid-19

Havana, 13 out (Prensa Latina) Cuba está em condições de garantir o retorno seguro de todos os seus alunos à sala de aula, bem como o sucesso do processo de ensino, disse aqui hoje a Ministra da Educação Ena Elsa Velázquez.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em uma entrevista coletiva, Velázquez disse que o retorno às aulas está ocorrendo desde 4 de outubro, de acordo com o cronograma previsto de reinstauração gradual em três grupos.

Isto, disse ela, corresponde ao progresso do processo de vacinação e às condições higiênico-sanitárias dos territórios.

Destacou que a partir de 15 de novembro, mais de 1.620.000 estudantes e 407.552 trabalhadores do setor frequentarão 10.754 instituições educacionais no país para concluir o ano letivo 2020-2021 e iniciar o próximo ano letivo em março de 2022, após ajustes curriculares.

O sistema de aulas será desenvolvido de forma flexível com base no diagnóstico de cada escola para seus alunos, que desde março do ano passado receberam os conteúdos através de teleaulas sob a supervisão de pais, tutores e familiares, com o apoio de professores, especialmente através de redes sociais, explicou ele.

A preservação da vida e da saúde dos participantes no processo de ensino é a principal prioridade, disse ele, portanto as medidas higiênicas e sanitárias implementadas contra a pandemia de Covid-19 serão observadas, e cada instituição tomará as medidas apropriadas levando em conta suas particularidades.

A este respeito, ele pediu às famílias que se envolvessem ativamente para garantir o cumprimento destas disposições em casa, e que mantivessem um trabalho integrado com as escolas.

Ele garantiu que a base material essencial para o estudo é garantida apesar da complexa situação econômica resultante da pandemia e do aperto sem precedentes do bloqueio imposto pelos Estados Unidos a Cuba por seis décadas.

Na ilha caribenha, a educação é um direito do cidadão e constitui uma responsabilidade do Estado, que destina 23% de seu orçamento para garantir que seja livre e universal, concluiu ele.

acl/evm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.