30 de November de 2021

NOTICIAS

Começa na Colômbia o 54ú Festival Legenda Vallenata

Começa na Colômbia o 54ú Festival Legenda Vallenata

Bogotá, 13 out (Prensa Latina) O 54ú Festival da Lenda Vallenata começa hoje em Valledupar, capital do departamento de Cesar, dedicado ao compositor Rosendo Romero conhecido como Poeta de Villanueva, que enalteceu este gênero musical colombiano.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O festival decorrerá até o domingo de forma presencial e será animado por concursos e concertos no Parque da Leyenda Vallenata, no Coliseu da Feira da Pecuária Pedro Castro Monsalvo, no Centro Recreativo La Pedregosa e na plataforma Francisco El Hombre na Praça Alfonso López.

Esta popular festa conta com concursos de acordeão nas categorias infantil, juvenil, sênior e amador, destacando-se também o concurso da Piqueria Menor, uma das atrações mais esperadas.

Para o professor, pesquisador e decimero José Atuesta Mindiola ‘la piqueria vallenata’ é o confronto ou duelo musical entre dois cantores ou repentistas que improvisam versos de forma talentosa e graciosa (emulando os piques em brigas de galo), onde um concorrente convida o outro a responder a ele de uma forma lógica, agradável, alegre e picaresca ‘.

Também muito concorrido neste evento artístico é o Desfile de Piloneras, o prelúdio da inauguração do 54 Vallenata Legenda Festival que terá lugar na quinta-feira, embora as atividades comecem hoje.

Vallenato é tocado com três instrumentos musicais principais: um pequeno tambor vallenata ou caixa, segurado entre os joelhos e tocado com as mãos nuas, uma tradição trazida para a Colômbia pelos escravos africanos.

A guacharaca, um instrumento indígena criado para imitar o canto do pássaro guacharaca e inicialmente usado para rituais de caça e namoro. É acanalado e feito de madeira, raspado com três pontas.

Também com o acordeão, originário da Alemanha, o vallenato representa a união das culturas indígenas, europeias e africanas.

Em 29 de novembro de 2013, o tradicional vallenato foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Nação pelo Conselho Nacional de Patrimônio do Ministério da Cultura e em 1ú de dezembro de 2015 foi incluído na lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade, da Unesco lista de salvaguarda urgente.

No contexto da pandemia, o presidente da Fundação Vallenata Legenda Festival, Rodolfo Molina, informou que será necessário um certificado de vacinação para comparecer às festividades, medida que visa gerar espaços seguros para os participantes e evitar o aumento no número de casos da Covid-19.

Acrescentou que será implementado o QRCode com o qual se pretende evitar que o certificado físico seja falsificado.

oda/otf/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.