5 de December de 2021

NOTICIAS

Governo lidera whipalazo na Bolívia no Dia da Descolonização

Governo lidera whipalazo na Bolívia no Dia da Descolonização

La Paz, 12 out (Prensa Latina) O presidente boliviano Luis Arce e o vice-presidente David Choquehuanca lideram atos em defesa da Whipala, convocados hoje em todo o país no Dia da Descolonização.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Vídeos estão circulando nas redes sociais da chegada de Arce no rally ‘whipalazo’ na Plaza San Sebastián, na Llajta, onde acontecerá o evento principal, e também da presença de Choquehuanca na cidade de Oruro, cuja população se manifesta em defesa do símbolo patriótico recentemente atacado pela direita.

A participação do Ministro da Saúde e dos Esportes, Jeyson Auza, na marcha massiva de organizações sociais no departamento de Chuquisaca também é relatada nas redes, enquanto outros representantes do governo estão liderando manifestações em várias cidades em rejeição ao racismo, discriminação e violência na Bolívia.

Em seu perfil no Twitter, o líder do Movimento Rumo ao Socialismo, Evo Morales, disse que 12 de outubro (1492) ‘é um dia de invasão e não a chegada de qualquer civilização’. Ele ressaltou que esta data representa a aliança entre a monarquia e a Igreja Católica ‘que impôs relações econômicas de exploração, relações políticas de subordinação e relações culturais de opressão’. Neste dia de resistência indígena, Morales destacou que a Bolívia substituiu o Estado colonial pelo Estado Plurinacional.

mgt/dla/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.