1 de December de 2021

NOTICIAS

Cuba avalia ensaio clínico contra Covid em menores de dois anos

Cuba avalia ensaio clínico contra Covid em menores de dois anos

Havana, 12 out (Prensa Latina) Cuba está avaliando a aplicação de um ensaio clínico contra Covid-19 em crianças menores de dois anos, seguindo os resultados positivos do esquema Soberana e Abdala em outros estudos e vacinação em massa, informou hoje fonte oficial.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O presidente do Grupo de Biotecnologia e Indústrias Farmacêuticas (BioCubaFarma), Eduardo Martínez, disse em entrevista coletiva que a decisão foi baseada na alta segurança dos imunogênicos cubanos, como comprovado em estudos anteriores e na campanha de vacinação em massa realizada.

O país do Caribe é o primeiro do mundo a implementar uma campanha de vacinação em massa em crianças entre dois e 18 anos de idade com duas doses de Soberana 02 e uma de Soberana Plus, ambas desenvolvidas pelo Finlay Vaccine Institute (IFV), com uma eficácia de 91,2% contra a doença sintomática.

O Abdala injetável, Centro de Ingeniería Genética y Biotecnología (CIGB), também foi entregue aos que estavam nos últimos anos de educação pré-universitária e técnico-profissional.

Martínez explicou que o CIGB apresentará em breve seu relatório sobre os estudos sobre crianças entre dois e 18 anos de idade com este medicamento à autoridade reguladora nacional, o Centro para o Controle Estatal de Medicamentos, Equipos e Dispositivos Médicos (Cecmed).

Especificou que todos os sujeitos desta faixa etária que poderiam ser imunizados no país caribenho atualmente têm uma dose do Soberana 02 injetáveis.

O Ministro da Saúde Pública, José Ángel Portal Miranda, confirmou que este número representa 92% das crianças (1.759.642).

O Portal Miranda destacou que ao aplicar a última dose do Soberana Plus em novembro, Cuba será o primeiro país do mundo a retomar o ensino em sala de aula com todos os alunos vacinados contra a Covid-19.

mem/nmr/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.