7 de December de 2021

NOTICIAS

Cinema cubano liga projetores para a cultura nacional

Cinema cubano liga projetores para a cultura nacional

Havana, 12 out (Prensa Latina) O Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (Icaic) iniciou hoje um programa de exibições, que fazem parte das comemorações do Dia Nacional da Cultura, instituído em 20 de outubro.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O calendário de atividades, anunciado em uma entrevista coletiva, inclui a estreia do filme inspirado no patriota da ilha Ignacio Agramonte y Loynaz: El Mayor, dirigido pelo cineasta Rigoberto López.

Também são dignas de nota as apresentações dos documentários Volverán los abrazos, de Jonal Cosculluela e Soberanía, de Alejandro Gil, que recriam o confronto com a Covid-19 pelo pessoal de saúde e os processos de desenvolvimento dos candidatos cubanos à vacinação, respectivamente.

Da mesma forma, a agenda de projeções especiais trará para a grande tela do cinema Yara, nesta capital, o documentário El Retorno, no qual Blanca Rosa Blanco evoca o conflito das migrações, tomando como referência a relação Cuba-Espanha e uma das celebrações tradicionais da nação ibérica.

Outra das propostas do dia é o filme de Enrique (Kiki) Álvarez intitulado La caja negra e La vida que ha quedado atrás, realizado por Manolo Pérez, que será transmitido nos próximos dias no programa de televisão nacional Mesa Redonda.

Na conferência eles anunciaram o lançamento, nesta terça-feira, da convocação para o concurso de curtas-metragens para igualdade e não discriminação, que marca o ponto de partida de uma série de concursos para desenvolver curtas-metragens documentais e de ficção sobre questões de inclusão, direitos humanos e figuras icônicas da história.

Atualmente, a terceira convocação do Fundo Cubano de Desenvolvimento do Cinema continua, cujo comitê de seleção está analisando os 39 projetos apresentados para escolher as propostas que serão acrescentadas aos 46 aprovados nos anteriores, dos quais 25 são obras concluídas.

Como parte das celebrações pela cultura nacional, Icaic pretende rever os vínculos entre o cinema e os processos históricos, criativos, políticos e sociais do país, a fim de revalorizar o valor da sétima arte como testemunho e exemplo do desenvolvimento da maior das Antilhas.

mem/lbl/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.