29 de November de 2021

NOTICIAS

Vacinas contra Covid-19 de Cuba mostram excelentes resultados no Irã

Vacinas contra Covid-19 de Cuba mostram excelentes resultados no Irã

Havana, 11 out (Prensa Latina) O ensaio clínico fase III desenvolvido pelo Instituto Pasteur do Irã com as vacinas contra Covid-19 de Cuba, Soberana 02 e Soberana Plus, mostrou excelentes resultados, informou hoje o Instituto de Vacinas Finlay (IFV).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A entidade cubana, responsável por esses imunogênicos, detalhou que o estudo duplo-cego, randomizado e controlado por placebo, incluiu 24.000 sujeitos, aos quais a vacina Soberana-02 foi administrada em regime de duas doses em oito cidades, e uma dose de reforço com a vacina Soberana-Plus em duas outras cidades.

Durante a análise, a variante Delta do vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19, teve uma prevalência de 71,9% em julho e em agosto era de 95,4%, tornando-a amplamente prevalecente, disse a declaração oficial.

‘A análise provisória mostrou que a eficácia da vacina na prevenção da hospitalização confirmada pela Covid-19 no regime de duas doses foi de 76,8% e no regime de três doses foi de 91,7%’, disse.

Além disso, 87,9% dos participantes no grupo de duas doses e 98,8% no grupo de três doses mostraram um aumento de quatro vezes nos títulos de anticorpos.

Para chegar a estes resultados, como parte de uma colaboração entre o Instituto Pasteur do Irã e o Instituto de Vacinas Finlay sobre as vacinas da série Soberana, um comitê independente desenvolveu o ensaio clínico fase III na população iraniana de 18 a 80 anos de idade.

Dagmar García, diretora de pesquisa da IFV, disse em sua conta no Twitter que o julgamento no país persa confirmou os resultados obtidos em Cuba, com predominância da variante do Delta.

Em julho passado, ambas as instituições anunciaram o início da produção conjunta da vacina contra Covid Soberana 02 no Irã, que será conhecida lá como PastuCovac.

Após o anúncio dos resultados do ensaio, o diretor do Instituto Pasteur, Alireza Biglari, disse que uma vacina foi projetada e produzida com características únicas, tais como ter doses de reforço e também útil para idades de três a 18 anos ou mais.

‘Sem dúvida, o uso desta vacina para a faixa etária abaixo de 18 anos é uma das características que faz com que estudantes e pais a utilizem com segurança’, disse o representante iraniano em uma coletiva de imprensa no sábado.

As autoridades iranianas aprovaram o uso emergencial do Sovereign 02 no Irã a partir de 1ú de julho deste ano, com base no reconhecimento dos resultados do desenvolvimento farmacêutico do produto, das provas de segurança e imunogenicidade demonstradas nos ensaios clínicos das fases I e II realizados em Cuba.

mgt/cdg/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.