7 de December de 2021

NOTICIAS

A narrativa distorcida de Israel esclarecida no Líbano

A narrativa distorcida de Israel esclarecida no Líbano

Beirute, 11 out (Prensa Latina) O canal pan-árabe Al Mayadeen esclareceu hoje distorções propagadas por Israel sobre o gás proveniente do Egito que chegará ao Líbano pela Jordânia e pela Síria.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A mídia em Tel Aviv começou a reportar que veio de fontes israelenses, na tentativa de causar conflito entre as partes envolvidas na operação.

A este respeito, Ismail Maslamani, um especialista em assuntos israelenses, explicou que Tel Aviv lançou esta campanha para convencer o público de seu papel no processo como parte de um plano do presidente estadunidense Joe Biden.

O objetivo contempla distanciar o Líbano e a Síria do Irã e desacreditar a operação projetada e executada pelo Hizbullah libanês para trazer combustível de Teerã que de alguma forma aliviou a escassez existente.

Na opinião de Maslamani, em algum momento posterior o gás egípcio será substituído por reservas da Síria e Beirute receberá o gás de Damasco.

Enquanto isso, o especialista em economia Ziad Nasser Al-Din afirmou que a informação israelense forçaria uma explicação do Cairo sobre a origem do gás, já que Beirute jamais aceitaria se fosse do regime de Tel Aviv.

Nasser El-Din acrescentou que a Síria não aceitará a passagem por seu território de gás do que considera seu inimigo.

‘É um arquivo muito sensível e requer posições oficiais e claras do Egito e qualquer erro levará a conclusões ruins para Cairo e Beirute’, antecipou.

Segundo o pesquisador Ahmed Bahey El-Din Kandil, o Egito alcançou a autossuficiência de gás desde 2018, mas não há acordo de exportação ou importação com Israel.

Egito, Jordânia e Síria estão ligados por um oleoduto para transportar hidrocarbonetos e, nos últimos dias, números desses três países abordaram a possibilidade de levá-lo ao Líbano.

acl / arc / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.