1 de December de 2021

NOTICIAS

Reino Unido insiste em renegociar protocolo da Irlanda do Norte com a

Reino Unido insiste em renegociar protocolo da Irlanda do Norte com a

Londres, 9 out (Prensa Latina) O Reino Unido insistirá esta semana na necessidade de introduzir mudanças significativas no protocolo pós-Brexit que regula as relações comerciais entre a Irlanda do Norte e a União Europeia, anunciou hoje o governo britânico.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo nota divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro Boris Johnson, o assunto será tratado pelo ex-chefe negociador do acordo Brexit selado por Londres e Bruxelas em dezembro passado, David Frost, em discurso na terça-feira perante a comunidade diplomática. Lisboa, Portugal.

Em seu discurso, o atual ministro do Brexit destacará que a renegociação do protocolo da Irlanda do Norte é um pré-requisito para que Londres e Bruxelas mantenham boas relações bilaterais após a consumação do divórcio no ano passado, acrescentou o texto.

Como parte do Tratado de Retirada que marcou a saída final do Reino Unido da UE, a província britânica da Irlanda do Norte permaneceu dentro do Mercado Único Europeu e da União Aduaneira para evitar o estabelecimento de uma fronteira física com a República da Irlanda.

O protocolo estabelece, no entanto, que todas as mercadorias provenientes da Grã-Bretanha devem ser submetidas a controles sanitários antes de entrar naquele território, a fim de verificar se estão em conformidade com as normas europeias.

Esta medida causa atrasos na movimentação de mercadorias que é rejeitada pelos sindicalistas da Irlanda do Norte que ameaçam derrubar o governo de coalizão estabelecido após os Acordos da Sexta-Feira Santa, que encerraram o sangrento conflito armado naquela região em 1998.

Ninguém deve questionar a gravidade da situação, e é por isso que estamos trabalhando para refletir as preocupações de todas as partes do espectro político na Irlanda do Norte para garantir que o processo de paz não seja prejudicado, disse Frost na terça-feira a capital portuguesa.

De acordo com o extrato do seu discurso avançado por Downing Street, o ministro britânico vai também pedir à UE que demonstre ambição e vontade de resolver os problemas que afectam a plena implementação do protocolo.

A Comissão Europeia deve responder nesta quarta-feira à proposta de Londres, que no mês passado prorrogou unilateralmente os prazos de carência que permitem a transferência de mercadorias entre a Grã-Bretanha e a Irlanda do Norte sem ter que cumprir os regulamentos do bloco.

jcm / nm / sc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.