27 de November de 2021

NOTICIAS

ONU destaca como a pandemia afeta a saúde mental

ONU destaca como a pandemia afeta a saúde mental

Nações Unidas, 10 de out (Prensa Latina) A pandemia de Covid-19 tem um impacto terrível na saúde mental e, sem uma ação determinada agora, esse impacto pode durar muito tempo, destacou hoje o secretário-geral da ONU, António Guterres.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Neste Dia Mundial da Saúde Mental, a manchete exortou a todos a se comprometerem a trabalhar juntos com urgência e propósito focados em garantir esse atendimento de qualidade para todas as pessoas, em todos os lugares.

Estamos agora no meio de uma crescente crise de saúde mental, alertou o diplomata português na sua conta oficial no Twitter e apelou à ação o mais rapidamente possível para salvar vidas e prevenir o sofrimento.

De acordo com relatórios recentes das Nações Unidas, os tratamentos para doenças mentais também devem ser uma prioridade na resposta à pandemia de Covid-19.

A crise sanitária atinge a saúde mental de famílias e comunidades, após décadas de abandono e falta de investimento em serviços desse tipo, detalhados em relatório divulgado no início do ano.

Mesmo desde o início da pandemia em 2020, o Secretário-Geral da ONU chamou a atenção para os efeitos psicológicos desta situação, especialmente entre os profissionais de saúde da linha de frente que lidam com a sobrecarga de trabalho.

Luto pela perda de entes queridos, estresse mental devido ao isolamento, restrições de movimento e problemas de emprego, dinâmica familiar difícil, incertezas e medo do futuro são alguns dos problemas descritos.

Esses aspectos estão incluídos no Resumo da Política: Covid-19 e a Necessidade de Ação em Saúde Mental, preparado pelo titular.

Da mesma forma, o relatório alerta para o fardo psicológico enfrentado por pessoas idosas, adolescentes e jovens, aqueles com problemas de saúde mental pré-existentes e aqueles em conflito e crise.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, pessoas com graves problemas de saúde mental morrem prematuramente, até duas décadas antes, por problemas físicos evitáveis.

Todo dia 10 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Saúde, a fim de destacar a importância desse aspecto na construção de vidas plenas e satisfatórias.

jcm / ifb / sc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.