3 de December de 2021

NOTICIAS

Feira do Livro do México lembra o escritor uruguaio Eduardo Galeano

Feira do Livro do México lembra o escritor uruguaio Eduardo Galeano

México, 10 de out (Prensa Latina) A editora Siglo XXI Editores comemora hoje os 50 anos do texto Las venas abiertas de América Latina, do escritor uruguaio Eduardo Galeano, durante a Feira Internacional do Livro do México em sua edição de 2021.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em declarações à Prensa Latina, Iván Pardo, responsável pela difusão, marketing e comunicação daquela editora, explicou que o volume constitui uma das suas apostas literárias para este acontecimento cultural, somado a outros títulos como: Bocas del tiempo, As aventuras dos jovens deuses e mulheres.

‘Após o golpe de 27 de junho de 1973, Galeano foi preso e forçado a deixar o Uruguai. Seu livro As Veias Abertas da América Latina sofreu censura por sua abordagem da história e críticas aos saques vividos no continente desde a colonização até a contemporaneidade’, ele enfatizou.

A obra, merecedora de menção honrosa do Prêmio Casa de las Américas, argumenta com crônicas e narrações os frequentes roubos de recursos naturais em países da região, entre os séculos XVI e XIX, por nações imperialistas como o Reino Unido e os Estados Unidos.

Segundo Pardo, a editora mexicana também inclui Las palabras andantes, Espejos, Memorias del fuego, La canción de nosotros, Patas arriba, Cerrado por fútbol, Nosotros decimos que no: Crónicas (1963-1988) y Guatemala. Ensayo general de la violencia política en América Latina, todos de Galeano.

‘Com o retorno à modalidade presencial, observamos o comparecimento massivo de pessoas a este festival de literatura, a aquisição de volumes e a interação com os autores. Desde 2020 temos notado um aumento significativo na venda de textos pois era a companhia ideal em confinamento ‘, reconheceu.

O jovem comunicador lembrou que o Siglo XXI Editores tem mais de cinco décadas de experiência, tem uma equipa formada por artistas, intelectuais, escritores, empresários e estudantes universitários e possui um rico e diversificado catálogo de autores e disciplinas, especialmente das ciências sociais e humano.

Em sua opinião, de 8 a 17 de outubro, os participantes da Feira Internacional do Livro do México comprovarão a alta qualidade editorial e o excelente nível acadêmico de suas publicações e a difusão do pensamento crítico desde o final dos anos 1960 até os dias atuais com novos desafios jurídico, tecnológico e cultural.

A editora chega a este evento, organizado na emblemática Plaza de la Constitución ou Zócalo, com a produção de 60 novidades e 300 reimpressões por ano – num total de 300 mil exemplares – e presença nas mais reconhecidas livrarias e bibliotecas da nação asteca e do mundo de língua espanhola.

 

jcm / dgh / sc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.