30 de November de 2021

NOTICIAS

Os herdeiros da música cubana homenageiam Chucho Valdés e Irakere

Os herdeiros da música cubana homenageiam Chucho Valdés e Irakere

Havana, 9 out (Prensa Latina) A Companhia de Gravações e Edições Musicais (Egrem) uniu o talento de renomados artistas cubanos, fiéis herdeiros da sonoridade tradicional da ilha, para homenagear Chucho Valdés e hoje Irakere.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

As homenagens ao pianista virtuoso e ao conjunto de jazz latino começam com o lançamento do bolero Una melodía a Picho, composto e executado por César López em conjunto com os instrumentistas Harold López-Nussa, Carlos del Puerto, Enrique Pla, Harold Madrigal, Orlando Valle , Julito Padrón Veranes, entre outros.

Conforme relatado por Egrem, o lançamento desta produção coincide com o 80ú aniversário de Valdés, Prêmio Nacional de Música e ‘um dos maiores artistas da história da música cubana de todos os tempos’, com reconhecimento internacional pela qualidade de sua obra e interpretações.

Com carreira em Irakere, o saxofonista López reflete o que aprendeu nesses anos, ao apresentar novas facetas criativas do Chucho, ‘que tem uma veia melódica muito forte, muito interessante, queria refletir aquelas melodias bem elaboradas, aquela faceta romântica ‘

A música é uma prévia do álbum Los hederos. Homenagem a Chucho Valdés e Irakere, fonograma que reúne as vozes de criadores como Issac Delgado, Leo Vera, Alain Pérez e Erik Iglesias (Cimafunk), nas canções El Gordo, Herencia, Para Chucho un son, El tamal e Popurrit .

A apresentação enquadrada nas comemorações do dia da cultura cubana, acontece a estreia da canção June Song to Sing em outubro, gravada no final dos anos 80 nas vozes da Argélia Fragoso e Xiomara Laugart em homenagem aos 54 anos de o guerrilheiro Ernesto Che Guevara.

Nesta ocasião, o Egrem oferece uma versão renovada com arranjos, orquestração e direção musical do maestro tresero Pancho Amat, bem como a participação de notáveis músicos e intérpretes, que também cantam para aqueles que atualmente lutam na batalha contra Covid-19 de a ciência e a medicina.

Segundo a gravadora mais antiga do país, a iniciativa junta-se às atividades do Dia Nacional da Cultura (20 de outubro) e celebra a verdade da ilha diante das campanhas de difamação contra a saúde pública cubana.

msm / lbl/ ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.