25 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Emigrantes cubanos realizam fórum mundial para apoiar sua pátria

Emigrantes cubanos realizam fórum mundial para apoiar sua pátria

Paris, 9 out (Prensa Latina) Os cubanos que vivem em várias partes do mundo participarão hoje de um fórum virtual chamado De coração a Cuba, no qual ratificarão seu apoio à ilha e promoverão a solidariedade com a terra onde nasceram.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

«Todos os cubanos de boa vontade, os que amam e constroem, os que cumprem o seu dever, os gratos; somos chamados a dar coração à ilha que é um farol no horizonte», sublinha o convite ao encontro, divulgado nos últimos dias nas redes sociais.

Promovido pela iniciativa lançada no velho continente Juntos por Cuba, o fórum permitirá o intercâmbio de ideias e projetos sobre ajuda ao país caribenho em tempos difíceis, marcados pelo impacto da pandemia Covid-19 e nas dimensões econômica, comercial e financeira bloqueio imposto pelos Estados Unidos há mais de seis décadas.

De acordo com o programa, o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, enviará mensagem ao evento, que será realizado em saudação aos Dias da Cultura Cubana, agendados de 10 a 20 de outubro.

Entre as intervenções planejadas estão as de Max Lesnick e Carlos Lazo, dos Estados Unidos, Ada Galano (Itália), Cristina Florez Madan (África do Sul), Humberto Perez (Panamá), Catia Crespo (Japão), Damayantis Pacheco (Grécia), Teresa Keosseuian (Canadá), Miriam Palacios (Reino Unido) e Mercedes López-Lanusa Barthelemy (Espanha).

A respeito do encontro, o cubano residente na Alemanha Octavio Ávila disse à Prensa Latina que representa um espaço para compartilhar experiências e fortalecer atividades de apoio e ajuda às maiores das Antilhas.

Ávila comentou que na Alemanha foram múltiplas as ações para o envio de equipamentos e materiais médicos para a ilha, por meio do aporte de dinheiro e arrecadação de doações.

Entre as iniciativas podemos citar a coordenação com organizações do Reino Unido e Panamá para o envio de recursos e uma campanha na Alemanha para arrecadação de medicamentos, explicou o membro da associação de residentes cubanos La Estrella de Cuba.

Por sua vez, Reinaldo Romero destacou na Bélgica a importância do fórum deste sábado para fortalecer a unidade dos cubanos que acompanham a terra onde nasceram.

Tudo o que podemos fazer por Cuba tem grande valor e é isso que nos motiva neste momento a trabalhar incansavelmente; Já da Bélgica no verão mandamos dois contêineres com equipamentos médicos e artigos sanitários e vamos para um terceiro que pretendemos carregar na primeira quinzena de novembro, explicou.

Na França, o Coordenador Nacional dos Moradores de Cuba realizou a convocação para o encontro virtual e destacou a importância de uma ação conjunta na Europa e em outras partes do mundo para ajudar a ilha, tanto economicamente quanto na condenação do bloqueio.

msm / wmr/ ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.