1 de December de 2021

NOTICIAS

Emigrantes cubanos realizam fórum mundial para apoiar sua pátria

Emigrantes cubanos realizam fórum mundial para apoiar sua pátria

Paris, 9 out (Prensa Latina) Os cubanos que vivem em várias partes do mundo participarão hoje de um fórum virtual chamado De coração a Cuba, no qual ratificarão seu apoio à ilha e promoverão a solidariedade com a terra onde nasceram.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

«Todos os cubanos de boa vontade, os que amam e constroem, os que cumprem o seu dever, os gratos; somos chamados a dar coração à ilha que é um farol no horizonte», sublinha o convite ao encontro, divulgado nos últimos dias nas redes sociais.

Promovido pela iniciativa lançada no velho continente Juntos por Cuba, o fórum permitirá o intercâmbio de ideias e projetos sobre ajuda ao país caribenho em tempos difíceis, marcados pelo impacto da pandemia Covid-19 e nas dimensões econômica, comercial e financeira bloqueio imposto pelos Estados Unidos há mais de seis décadas.

De acordo com o programa, o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, enviará mensagem ao evento, que será realizado em saudação aos Dias da Cultura Cubana, agendados de 10 a 20 de outubro.

Entre as intervenções planejadas estão as de Max Lesnick e Carlos Lazo, dos Estados Unidos, Ada Galano (Itália), Cristina Florez Madan (África do Sul), Humberto Perez (Panamá), Catia Crespo (Japão), Damayantis Pacheco (Grécia), Teresa Keosseuian (Canadá), Miriam Palacios (Reino Unido) e Mercedes López-Lanusa Barthelemy (Espanha).

A respeito do encontro, o cubano residente na Alemanha Octavio Ávila disse à Prensa Latina que representa um espaço para compartilhar experiências e fortalecer atividades de apoio e ajuda às maiores das Antilhas.

Ávila comentou que na Alemanha foram múltiplas as ações para o envio de equipamentos e materiais médicos para a ilha, por meio do aporte de dinheiro e arrecadação de doações.

Entre as iniciativas podemos citar a coordenação com organizações do Reino Unido e Panamá para o envio de recursos e uma campanha na Alemanha para arrecadação de medicamentos, explicou o membro da associação de residentes cubanos La Estrella de Cuba.

Por sua vez, Reinaldo Romero destacou na Bélgica a importância do fórum deste sábado para fortalecer a unidade dos cubanos que acompanham a terra onde nasceram.

Tudo o que podemos fazer por Cuba tem grande valor e é isso que nos motiva neste momento a trabalhar incansavelmente; Já da Bélgica no verão mandamos dois contêineres com equipamentos médicos e artigos sanitários e vamos para um terceiro que pretendemos carregar na primeira quinzena de novembro, explicou.

Na França, o Coordenador Nacional dos Moradores de Cuba realizou a convocação para o encontro virtual e destacou a importância de uma ação conjunta na Europa e em outras partes do mundo para ajudar a ilha, tanto economicamente quanto na condenação do bloqueio.

msm / wmr/ ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.