19 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Dia Mundial das Aves Migratórias pede proteção aos habitats

Dia Mundial das Aves Migratórias pede proteção aos habitats

Havana, 9 out (Prensa Latina) AíSing, fly, fly like a bird! É o tema deste 2021 do Dia Mundial das Aves Migratórias que se comemora hoje com o objetivo de conscientizar estas espécies e proteger seus habitats.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A data, um apelo para que as pessoas se reconectem com a natureza através dos pássaros, é comemorada todos os anos aproximadamente no segundo sábado de outubro porque deve coincidir com o início da segunda migração do ano, já que a primeira ocorre em maio.

Os especialistas conferem às aves migratórias um papel vital no meio ambiente, pois garantem um equilíbrio perfeito e evitam a propagação de pragas que afetam a saúde humana.

Apesar desses benefícios, atividades como a caça, o desmatamento, a pecuária e a agricultura massiva alteraram os ecossistemas marinhos e terrestres em todo o mundo com uma morte lamentável e o desaparecimento da flora e da fauna desses locais.

As aves migratórias estão desaparecendo gradativamente devido a essa alteração em seu ambiente que, segundo os últimos dados registrados e publicados pelo site www.diainternacionalde.com, 90% desses animais morrem por comer plásticos que se encontram em seus intestinos.

Por outro lado, cientistas de todo o mundo estudaram o impacto que a pandemia de Covid-19 tem sobre pássaros e outros animais selvagens, a antropausa ou paralisação global da atividade humana resultante da crise de saúde, bem como os benefícios positivos desses vertebrados e a natureza para a saúde humana.

‘É claro que a pandemia representou um desafio sem precedentes para a humanidade (…) trouxe um novo nível de conhecimento e valorização das aves e da importância da natureza para o nosso próprio bem-estar’, alertou o site da Convenção sobre a conservação de espécies migratórias de animais selvagens.

O Dia Mundial das Aves Migratórias de 2021 não é apenas uma celebração, mas também um momento importante para refletir sobre nossa própria relação global com a natureza e destacar nosso desejo coletivo de fazer mais para proteger essas espécies e a natureza em um pós-mundo. Pandemia, enfatizou a nota.

Desde 2018, estão reunidas as duas grandes campanhas que então existiam para proteger as aves migratórias: o Dia Internacional das Aves Migratórias e o Dia Mundial das Aves Migratórias.

O primeiro foi liderado pelo Meio Ambiente para as Américas e o segundo pelo Acordo sobre a Conservação das Aves Aquáticas Migratórias da África e da Eurásia e a Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Selvagens.

msm / nmr/ ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.