28 de November de 2021

NOTICIAS

Uruguai quer acordo de livre comércio com o Vietnã

Uruguai quer acordo de livre comércio com o Vietnã

Hanói, 8 de out (Prensa Latina) Uruguai e Vietnã ainda reservam um enorme potencial de cooperação e podem maximizá-lo com a assinatura de um acordo de livre comércio, disse o novo embaixador da nação sul-americana aqui, Raúl Pollak.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em declarações à Agência Vietnamita de Notícias (VNA), o diplomata comentou que seu país tem interesse em colocar um volume maior de mercadorias neste mercado, principalmente carne bovina, e em receber componentes eletrônicos, borracha, frutas e café.

Também propôs aumentar a participação do Vietnã e do Uruguai nas feiras internacionais organizadas por ambos, pois abrem mercados e promovem investimentos nas respectivas localidades e regiões.

Sobre a recente proposta do presidente vietnamita, Nguyen Xuan Phuc, de favorecer o acesso dos produtos deste país ao Mercado Comum do Sul, comentou que as possibilidades dependem do aumento dos negócios com o bloco sul-americano e da eliminação gradativa dos obstáculos tarifários.

Pollak também pediu ao Vietnã para abrir uma embaixada no Uruguai (atualmente, o embaixador vietnamita na Argentina é concomitante em Montevidéu) e se pronunciou a favor de aumentar os contatos parlamentares, culturais, esportivos e, em geral, pessoais.

Ele confirmou que na próxima semana haverá reunião da Comissão Intergovernamental Mista e, no mês que vem, consulta política entre as respectivas chancelarias, ambas virtualmente.

Uruguai e Vietnã estabeleceram relações diplomáticas em 11 de agosto de 1993. Atualmente suas trocas comerciais giram em torno de 100.000.000 de dólares.

acl / asg / mmd

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.