9 de December de 2021

NOTICIAS

Presidente da Bolívia ratifica luta contra discriminação e o racismo

Presidente da Bolívia ratifica luta contra discriminação e o racismo

La Paz, 8 out (Prensa Latina) O presidente da Bolívia, Luis Arce, ratificou hoje o compromisso de avançar na luta contra o racismo e todas as formas de discriminação, no 11ú aniversário da promulgação da legislação sobre o assunto.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

‘A Lei 045 contra o racismo e todas as formas de discriminação, promulgada há 11 anos, foi uma conquista histórica em favor das grandes maiorias. Entretanto, ainda há atos de exclusão entre os grupos que acreditam na supremacia branca’, escreveu o presidente em sua conta oficial no Twitter.

Acrescentou que ‘seis das 36 recomendações do Grupo Interdisciplinar de Peritos Independentes exortam à ação contra a violência racista e o desrespeito aos símbolos indígenas, como o Wiphala’. Vamos avançar na descolonização para eliminar o discurso do ódio na Bolívia’, acrescentou ele.

Com isso, o presidente se referiu aos recentes delitos contra o símbolo nacional do Wiphala por políticos e autoridades de direita no departamento de Santa Cruz, quando a bandeira foi retirada de seu mastro durante uma cerimônia oficial.

Na ocasião, o líder do Movimento Rumo ao Socialismo e ex-presidente Evo Morales salientou em um tweet que ‘A Wiphala é um símbolo de unidade, dignidade, solidariedade, diversidade e luta dos povos livres contra todas as formas de racismo, colonialismo e imperialismo’.

‘Durante o governo de facto, foi um emblema de resistência ao golpe. Com sua expiação, advertimos: os golpistas não passarão’, acrescentou ele.

A Lei 045 visa estabelecer mecanismos e procedimentos para a prevenção e punição de atos de racismo e de todas as formas de discriminação no âmbito da Constituição Política do Estado e dos tratados internacionais de direitos humanos.

acl/lpn/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.