19 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Observadores participarão de simulação eleitoral na Venezuela

Observadores participarão de simulação eleitoral na Venezuela

Caracas, 7 out (Prensa Latina) O Conselho Nacional Eleitoral Venezuelano (CNE) anunciou hoje a participação de observadores internacionais, como o Conselho de Peritos Latino-Americanos (Ceela), no exercício de simulação no domingo, 10 de outubro.

Em uma aparição televisionada, o presidente do órgão eleitoral, Pedro Calzadilla, destacou que este exercício permitirá testar as diferentes fases de funcionamento do sistema, ferradura, velocidade e tempo de votação, entre outras.

Também salientou que será importante para os cidadãos se familiarizarem com o processo e os componentes das máquinas.

Para isso, serão habilitados 446 centros de votação e 1.386 mesas eleitorais e será realizado entre 7h e 16h, horário local, mantendo protocolos de biossegurança ativos para evitar o contágio pela Covid-19, afirmou.

Também anunciou que os estados de Miranda, Caracas, Nueva Esparta, Anzoátegui, Yaracuy e La Guaira serão centros de votação piloto onde todos os processos eleitorais serão realizados de forma abrangente.

Enquanto isso, a CNE destacará 3.232 funcionários, incluindo operadores e técnicos do Sistema de Votação Automatizado e pessoal das 23 Juntas Eleitorais Regionais e 333 Juntas Municipais.

Esses conselhos, disse Calzadilla, estarão encarregados de certificar o correto funcionamento da votação, contagem, transmissão, totalização, entrada, certificação de atas manuais e download de documentos legais para o processo de atribuição de cargos.

Por sua vez, as Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) estão coordenando estratégias de segurança para o exercício eleitoral.

A este respeito, o Vice-Presidente Setorial de Segurança Cidadã e Paz, Remigio Ceballos, relatou em seu relato no Twitter sobre uma reunião de coordenação com o Comando Estratégico Operacional das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas e as Agências de Segurança Cidadã para garantir o bom andamento do processo.

O Almirante-Chefe salientou, ‘na União Cívico-Militar-Policial garantiremos a máxima eficiência, patrulhamento e monitoramento permanente antes, durante e após o exercício eleitoral, para evitar qualquer situação irregular que possa surgir e agir de forma decisiva e enérgica’.

mem/ycv/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES