8 de December de 2021

NOTICIAS

México adverte sobre danos da máfia ao sistema educacional

México adverte sobre danos da máfia ao sistema educacional

México, 7 de out (Prensa Latina) O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, alertou hoje para a existência de caciques que dominam as universidades, o que causa muitos danos ao sistema educacional nacional.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O assunto foi abordado em sua entrevista coletiva matinal, no Palácio Nacional, quando questionado sobre a corrupção na Comissão Nacional de Ciência e Tecnologia (Conacyt), que envolve alguns cientistas em uma disputa com a Procuradoria-Geral da República.

Indicou que o assunto tem raízes profundas e se referiu à formação de profissionais nas universidades em que surge o ‘charrismo’ (nome dado aos dirigentes sindicais) como nos sindicatos, uma máfia que retira e manda reitores e administra os Orçamentos facilidade de uma forma discricionária.

Ele alertou que esse tipo de líder tem muito poder, não é o reitor da universidade, mas é o responsável, e disse que, especificamente, é o caso da Universidade de Guadalajara.

Ele admitiu que esta é uma questão que deve ser abordada e, ao mesmo tempo, melhorar a situação dos professores das disciplinas que ganham muito pouco e que não há privilégios acima. Mas existe o nepotismo, a máfia, que é quem decide a atribuição dos cargos acadêmicos, dos pesquisadores, denunciou.

Existem esses grupos de poder também na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e em todos os lugares, e isso explica o descontentamento de alunos e professores que reclamam, mas não há condições para eles se oporem porque seria pior para eles, ele avisou.

Ele se perguntou por que o atraso nas universidades com o retorno às aulas, por que a escola pública não está voltando às aulas. Ele disse que é muito confortável ficar em casa recebendo seu dinheiro e não correr nenhum risco, e já foi comprovado que não há risco grave de contágio nos centros educacionais.

Ele pediu aos sindicatos, universidades e autoridades, assim como aos estudantes, que retornassem à sala de aula porque é necessário, e considerou alienante e tóxico estar sujeito a sistemas de Internet, seja qual for seu nome, porque não substitui o professor na sala de aula.

É benéfico, disse ele, a leitura do livro, a comunicação, a discussão em sala de aula porque devemos muito a quem somos, e por que vamos mudar isso agora, concluiu o tópico.

mgt / lma / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.