3 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

México adverte sobre danos da máfia ao sistema educacional

México adverte sobre danos da máfia ao sistema educacional

México, 7 de out (Prensa Latina) O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, alertou hoje para a existência de caciques que dominam as universidades, o que causa muitos danos ao sistema educacional nacional.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O assunto foi abordado em sua entrevista coletiva matinal, no Palácio Nacional, quando questionado sobre a corrupção na Comissão Nacional de Ciência e Tecnologia (Conacyt), que envolve alguns cientistas em uma disputa com a Procuradoria-Geral da República.

Indicou que o assunto tem raízes profundas e se referiu à formação de profissionais nas universidades em que surge o ‘charrismo’ (nome dado aos dirigentes sindicais) como nos sindicatos, uma máfia que retira e manda reitores e administra os Orçamentos facilidade de uma forma discricionária.

Ele alertou que esse tipo de líder tem muito poder, não é o reitor da universidade, mas é o responsável, e disse que, especificamente, é o caso da Universidade de Guadalajara.

Ele admitiu que esta é uma questão que deve ser abordada e, ao mesmo tempo, melhorar a situação dos professores das disciplinas que ganham muito pouco e que não há privilégios acima. Mas existe o nepotismo, a máfia, que é quem decide a atribuição dos cargos acadêmicos, dos pesquisadores, denunciou.

Existem esses grupos de poder também na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e em todos os lugares, e isso explica o descontentamento de alunos e professores que reclamam, mas não há condições para eles se oporem porque seria pior para eles, ele avisou.

Ele se perguntou por que o atraso nas universidades com o retorno às aulas, por que a escola pública não está voltando às aulas. Ele disse que é muito confortável ficar em casa recebendo seu dinheiro e não correr nenhum risco, e já foi comprovado que não há risco grave de contágio nos centros educacionais.

Ele pediu aos sindicatos, universidades e autoridades, assim como aos estudantes, que retornassem à sala de aula porque é necessário, e considerou alienante e tóxico estar sujeito a sistemas de Internet, seja qual for seu nome, porque não substitui o professor na sala de aula.

É benéfico, disse ele, a leitura do livro, a comunicação, a discussão em sala de aula porque devemos muito a quem somos, e por que vamos mudar isso agora, concluiu o tópico.

mgt / lma / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.