8 de December de 2021

NOTICIAS

Cuba insiste em fortalecer as relações de cooperação com a África

Cuba insiste em fortalecer as relações de cooperação com a África

Havana, 7 out (Prensa Latina) O presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular (Parlamento) de Cuba, Esteban Lazo, insistiu hoje na necessidade de fortalecer as relações de cooperação com a África em benefício de ambos os povos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Falando no 7ú Encontro Continental Africano de Solidariedade com Cuba, o Presidente do Conselho de Estado também apelou para laços mais estreitos e dinâmicos entre os órgãos legislativos desses territórios, com base no intercâmbio de informações, experiências e consultas.

Lazo agradeceu aos participantes do evento por apoiarem a batalha contra o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos à nação caribenha por quase seis décadas, que foi intensificado com 243 medidas coercitivas em meio à pandemia de Covid-19.

Também ressaltou que a maior ilha das Antilhas tem admiração, afeto e respeito por aquele continente ‘ao qual estamos unidos por profundos laços históricos, culturais, de solidariedade e fraternidade’.

O Presidente do Parlamento lembrou os mais de 1,2 milhões de africanos que chegaram ao território da ilha arrancados de suas terras por comerciantes de escravos, o que foi fundamental na formação da nacionalidade cubana, disse ele.

Lembrou também a participação dos afrodescendentes nas façanhas pela independência de Cuba, bem como a honra que significou para o país antilhano ter a oportunidade de lutar contra o colonialismo e o racismo naquela região na segunda metade do século XX.

‘Estamos certos de que sempre poderemos contar com a solidariedade de nossos irmãos e irmãs africanos’, enfatizou ele.

O Encontro Continental, organizado pelo Instituto Cubano de Amizade com os Povos, deveria ter sido realizado em Moçambique em novembro deste ano, mas por causa da Covid-19 está sendo realizado virtualmente através da plataforma Jitsi Meet.

O encontro visa fortalecer os laços, permitir que os presentes ratifiquem sua rejeição à política hostil de Washington contra a ilha e prestar homenagem a Fidel Castro e Ernesto Guevara, símbolos internacionalistas nas lutas pela independência dos povos.

mem/cgc/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.