16 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Prêmio Nobel de Química a ser anunciado

Prêmio Nobel de Química a ser anunciado

Estocolmo, 6 out (Prensa Latina) A comunidade científica mundial conhecerá hoje o Prêmio Nobel de Química, um reconhecimento que desde 1901 distingue pesquisas significativas para a humanidade nesta disciplina, desde a descoberta da insulina até a bateria de lítio.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Fundada desde o início do século XX em homenagem ao cientista sueco Alfred Nobel (1833-1896), reverencia personalidades das ciências exatas, fisiologia e medicina, além da literatura, política, economia, psicologia e sociologia.

O holandês Jacobus Henricus van’t Hoff lidera a lista dos laureados no primeiro ano do século 20 por sua descoberta das leis da dinâmica química e da pressão osmótica em soluções.

A América Latina está presente nestes prêmios desde 1970, com o biólogo argentino de ascendência francesa Luis Federico Leloir, descobridor dos nucleotídeos do açúcar e seu papel na biossíntese de carboidratos.

Outro latino-americano, o mexicano Mario Molina foi premiado em 1995 ao lado do norte-americano Frank Sherwood Rowland e do holandês Paul J. Crutzen, por suas contribuições à química da atmosfera, especialmente na formação e decomposição do ozônio.

Na química, a mesma personalidade científica ganhou o prêmio duas vezes: o britânico Frederick Sanger em 1958 por seu trabalho sobre a estrutura das proteínas.

Acompanhado por seus colegas americanos Paul Berg e Walter Gilbert, ele ganhou o prêmio 22 anos depois por sua pesquisa sobre a bioquímica dos ácidos nucléicos e por seu estudo cuidadoso do DNA híbrido.

Como é de praxe na primeira semana de outubro, o Prêmio Nobel de Física foi concedido no dia anterior, desta vez a Giorgio Parisi, Syukuro Manabe e Klaus Hasselmann por suas contribuições para a previsão do aquecimento global e a compreensão de sistemas físicos complexos.

Na segunda-feira passada, a Real Academia Sueca de Ciências anunciou o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia, concedido aos cientistas americanos David Julius e Ardem Patapoutian por suas descobertas dos receptores de temperatura e toque.

O reconhecimento para mulheres é raro nesse prêmio, no entanto a química distinguiu sete delas: Marie Curie, Irène Joliot-Curie (1935), Dorothy Crowfoot Hodgkin (1964), Ada E. Yonath (2009), Frances Arnold (2018), Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna (2020).

ga/alb/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.