7 de December de 2021

NOTICIAS

Defensora dos DDHH preocupada com a segurança dos juízes no Haiti

Defensora dos DDHH preocupada com a segurança dos juízes no Haiti

Porto Príncipe, 6 out (Prensa Latina) O Escritório de Proteção ao Cidadão do Estado expressou hoje preocupação com a segurança do juiz Jean Wilner Morin, depois que o diretor da polícia, Léon Charles, retirou sua guarda.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A defensora dos direitos humanos enfatizou que os magistrados são essenciais para a distribuição da justiça.

Morin, que é presidente da Associação Nacional dos Magistrados Haitianos (Anamah), denunciou na rádio local na quarta-feira que a decisão de Charles também afeta o Juiz Ikenson Edumé, e constituiu uma mensagem para forçá-lo a demitir-se.

O advogado criticou severamente o chefe da polícia depois de desarmar os policiais que estavam cuidando da segurança de sua colega, Renord Régis, encarregada de investigar o assassinato do presidente da Ordem dos Advogados, Monferrier Dorval.

Pouco tempo depois, Régis renunciou e criticou a falta de apoio do Conselho Superior da Magistratura, após receber ameaças de morte, e foi forçado a se refugiar com sua família.

A Anamah expressou sua consternação pela integridade dos magistrados e apelou para a solidariedade dos juízes ‘diante da ameaça de Leão Charles’.

Eles lembraram que o magistrado examinador é uma figura poderosa do ponto de vista jurídico, e Charles poderia ser processado por obstrução à justiça.

A decisão do diretor da polícia veio no mesmo dia da nomeação de Louben Elysée para investigar o caso de Dorval, que foi morto em sua residência em agosto de 2020.

Organizações de direitos humanos criticaram a negligência da justiça com relação a este processo em particular e denunciaram manobras em várias frentes, incluindo o governo, para enterrar o caso.

mem / ane/bm/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.