18 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bolivianos repudiam pedido de greve nacional da oposição

Bolivianos repudiam pedido de greve nacional da oposição

La Paz, 6 de out (Prensa Latina) Os setores trabalhista, social e oficial bolivianos planejam realizar hoje diversas ações para conter a convocação da oposição por uma greve nacional contra o governo em 11 de outubro.

As manifestações de repúdio à convocação do Comitê Pró Santa Cruz e do Comitê Nacional de Defesa da Democracia (Conade), são lideradas pela Central Boliviana Obrera (COB) e por diversos ministérios, informou a mídia local.

O desafio inclui os chefes de Justiça e Transparência Institucional, Iván Lima; e de Obras Públicas, Edgar Montaño; além da vice-ministra de Comunicação, Gabriela Alcón, de acordo com a Agência Boliviana de Informação.

‘Lamentamos a atitude não só do Conade, mas também de algumas instituições cívicas com tentativas de convulsão, de desestabilização do país’, declarou o executivo do COB, Juan Carlos Huarachi.

O dirigente sindical reprovou a atitude dos ditos ‘cívicos’, que pretendem prejudicar sobremaneira a reativação econômica do país.

A autoridade sindical informou que se articulou com o Pacto de Unidade e organizações sociais ‘para convocar uma concentração nos nove departamentos e defender a democracia e o governo eleito constitucionalmente’.

Por sua vez, o executivo da Federação Departamental de Transporte Livre de La Paz, Limbert Tancara, repudiou a greve convocada para a próxima segunda-feira, pois, disse ele, ‘esta medida vai travar a reativação econômica do país e causar prejuízos’.

Tancara informou que as bases desta federação decidiram descartar essa ação e, se necessário, ‘sairão para desbloquear as ruas, porque essa medida atende a interesses políticos’.

Por sua vez, o Ministro da Justiça, Iván Lima, assegurou que os apelos às mobilizações ‘buscam a impunidade dos envolvidos nos atos de violência e massacres de 2019’.

Também o Ministro de Obras Públicas, Serviços e Habitação, Edgar Montaño, culpou o Comitê Pró Santa Cruz e seus seguidores ‘se for registrada a falência de empresas estatais por desemprego’.

Segundo o chefe de estado, a paralisação das atividades promovidas por grupos cívicos fará com que as empresas dependentes dessa carteira percam grandes somas.

O responsável classificou entre essas entidades vulneráveis os Serviços Aeroportuários e a Administração Aeroportuária e Serviços Auxiliares à Navegação Aérea da Aviação. Por sua vez, Alcón sustentou também que uma greve nacional ou departamental não tem razão de ser e, se ocorresse, ‘não afetaria o Governo, mas sim os bolsos dos bolivianos, que buscam sair do cenário econômico. crise.’

A Associação de Governos Autônomos Municipais do Departamento de La Paz, também anunciou que não acatará nenhuma greve decidida por Luis Fernando Camacho ‘porque por trás dela está o desejo de divisão’.

ga / apb / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES