1 de December de 2021

NOTICIAS

Irã desqualifica Israel para falar sobre questões nucleares

Irã desqualifica Israel para falar sobre questões nucleares

Teerã, 5 out (Prensa Latina) O Irã desqualificou Israel hoje como interlocutor responsável em questões nucleares por seu desrespeito às regulamentações internacionais e por ser o único possuidor de armas atômicas na Ásia Ocidental.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Saeed Khatibzadeh, respondeu assim aos comentários feitos pelo primeiro-ministro israelense, Naftalí Bennet, sobre um suposto cruzamento de todas as linhas vermelhas por Teerã.

Na realidade, acrescentou Khatibzadeh, entre o Irã e Israel apenas a república islâmica cumpre o Tratado de Não-Proliferação Nuclear e adere ao direito internacional para manter um programa pacífico.

‘Israel não está em posição de falar sobre o Irã porque está sentado sobre centenas de ogivas nucleares e rejeita qualquer regime de vigilância internacional’, disse ele.

‘Apesar da retórica do primeiro-ministro israelense, seus serviços de inteligência emitem critérios mais adequados’, acrescentou.

O chefe da inteligência militar israelense, Tamir Hayman, afirmou que, embora Teerã tenha enriquecido urânio com até 60% de pureza, não há avanços relacionados à fabricação de armas.

O Irã reiterou que não tem ambição de ser uma potência nuclear e suas autoridades concordam com a decisão do líder religioso supremo, Ali Khamenei, de considerar as armas nucleares e de destruição em massa uma ameaça à humanidade e de proibí-las.

mem/arc/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.